Tampa de bueiro se solta, atinge microônibus e causa colisão em Lagarto

02/09/2015 às
Foto: Portal Lagartense

Por pouco os passageiros de um microônibus que faz a linha Jenipapo/Sede não foram vítimas de um acidente mais grave na tarde desta terça-feira (1) na Avenida João Alves Filho, na região da feira livre, em Lagarto, próximo ao Ginásio Ribeirão. Uma tampa de bueiro no meio da rua se soltou no momento em que o transporte passava pelo local.

 

Segundo informações do motorista, a tampa pulou, bateu na suspensão traseira do veículo e foi arrastada alguns metros. O impacto quebrou a peça do carro e fez com que ele perdesse o controle do volante, batendo o microônibus contra um poste de energia elétrica. "Se não fosse o poste, o carro tinha tombado porque ia bater no meio-fio. Eu nem sei o que poderia ter acontecido", disse Marcos, que contou com a sorte, apesar do grande prejuízo que terá que arcar.

 

Ninguém se feriu, mas Marcos disse que o susto foi grande. "No momento foi um baque grande, mas eu não sabia o que tinha acontecido. Todo mundo gritou na hora", contou. O veículo ficou parado à espera do guincho. Agentes do DTTU organizaram o fluxo no local, orientando condutores para pegar o desvio à direita, pelo ginásio, já que a pista está em sentido duplo por conta do parque de diversões que ocupa o outro lado da avenida.

 

Outras vítimas

 

O microônibus do Jenipapo não foi o primeiro a ser atingido pela tampa. Minutos antes, um carro também sofreu danos por conta da tampa solta. Quando a equipe de reportagem do Portal Lagartense chegou ao local, o condutor do automóvel ainda estava lá.

 

Ele contou que a tampa bateu contra a jante da roda traseira. A consequência foi o pneu estourado e um prejuízo de mais de R$ 300, já que o aro ficou amassado e teve de ir para conserto.

 

Além dele, há informações de que um caminhão na semana passada também teve o pneu estourado por conta da tampa que se deslocou e bateu contra a roda do veículo. Uma testemunha contou que a tampa ficou ainda mais vulnerável depois desse incidente, e que, para evitar mais acidentes, ela havia colocado um alerta no local do bueiro.

 

Um motociclista não escapou de um acidente provocado pelo problema. Segundo informações, ele foi ao chão depois que passou por cima da tampa e ela acabou se soltando do buraco. O objeto de ferro bateu contra a moto e o jogou para longe.

 

Responsabilidade

 

O Portal Lagartense entrou em contato com a Companhia de Saneamento de Sergipe (DESO), que é proprietária da tampa, mas a empresa afirmou que a responsabilidade pelo bueiro é da empresa de telefonia Oi. A companhia disse que foi um pedido da prefeitura de Lagarto a colocação de uma tampa "emprestada" no local.

 

A redação do Portal Lagartense tentou contato com a Oi através do número local da empresa, mas sem sucesso, bem como por meio do atendimento da unidade em Aracaju, mas também sem êxito. Já a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Semdurb) ficou de tentar contato com chefe da pasta, mas até o fechamento desta matéria a redação não obteve retorno.