TRANSPORTE PÚBLICO

04/03/2015 às
Fábio quer transporte de qualidade

Quem nunca perdeu um compromisso importante por causa de atraso no transporte público? É a coisa mais comum que existe. Além da constante falta de horário, os ônibus também oferecem aos passageiros uma dose cavalar de desconforto, falta de higiene, insegurança, tudo isso, é claro, atrelado ao alto valor da passagem. Os gestores públicos estão tentando algumas soluções para este que é um dos grandes problemas enfrentados pela população. Uma delas é a implantação do BRT – Bus Rapid Transit –, já adotado em outras cidades do Brasil.

Nessa segunda-feira, o prefeito de Nossa Senhora do Socorro, Fábio Henrique, concedeu entrevista ao jornalista Carlos Batalha, na TV Cidade, e falou sobre o assunto. Segundo ele, na semana passada ocorreu uma reunião com o prefeito de Aracaju, João Alves, a prefeita de São Cristóvão, Rivanda Batalha, e o prefeito da Barra dos Coqueiros, Airton Martins, para apresentação do novo projeto do sistema de transporte que integra os quatro municípios da Grande Aracaju.

Fábio Henrique lembrou que há um ponto importante e que nenhum dos gestores discorda: a manutenção da integração do sistema de transporte entre estas cidades, englobando a região metropolitana. “Houve um momento em que se discutia licitar apenas Aracaju e isso seria uma tragédia, provocaria um verdadeiro caos. Imagine a população de Socorro, São Cristóvão e Barra precisando pagar duas passagens para ir a Aracaju, ou vice-versa. Mas esse é um ponto já acordado”, explicou.

Outro ponto comentado na entrevista foi o consórcio que, na opinião do prefeito, é a melhor saída para resolver o problema do transporte na Grande Aracaju. “Não é um ato tão simples, pois muitas questões precisam ser resolvidas. Eu tenho uma responsabilidade com 200 mil pessoas que vivem em Socorro, sou o representante delas. Por isso, não posso tomar nenhuma decisão sem antes analisar bem”, ressaltou.  

 

IN LOCO

Para finalizar a entrevista, Fábio Henrique contou sobre a visita que os gestores farão a Curitiba (eles viajaram ontem) para conhecer o sistema adotado lá. “Queremos conhecer o sistema que está sendo desenhado, não só a implantação do BRT, porque ele é apenas um componente. Durante a reunião conhecemos o projeto no papel e fomos convidados pelo prefeito João Alves para ver, na prática, como funciona o sistema de transporte de Curitiba, que é o melhor do Brasil. A ideia é entrar no ônibus e saber como ele está atendendo as cidades das regiões metropolitanas”, disse.

CONCLUSÃO

Estão em fase de conclusão as obras de pavimentação no povoado Rio das Pedras. Quase que diariamente o prefeito Valmir de Francisquinho visita o local, como faz em várias outras comunidades que também estão recebendo o mesmo benefício, a exemplo do bairro Sitio Porto, Agrovila e Mangueira. O Rio das Pedras, além da instalação da rede de esgoto e pavimentação, também ganhou uma quadra poliesportiva coberta, com arquibancada e rede de abastecimento de água municipal. Possivelmente ainda esta semana será marcada a data para a inauguração de mais esta obra.