Universitários são resgatados após ficarem isolados na Serra de Itabaiana

22/06/2026 às 12:05:47
Foto: CBMSE

Dois universitários foram resgatados pelo Corpo de Bombeiros na noite deste sábado, 20, na região conhecida como 'Antenas', na Serra de Itabaiana. Os jovens, um rapaz e uma moça, faziam uma atividade de campo quando ficaram impossibilitados de descer devido à chuva e baixa visibilidade.

De acordo com a corporação, a estudante apresentou dores nas pernas, dificuldade para caminhar e sinais de hipotermia ( queda de temperatura corporal). Ela precisou ser carregada pelos militares durante a descida da serra. O resgate foi realizado com o apoio de agentes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Após a retirada da área, os dois jovens foram encaminhados para atendimento médico em uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

O que diz o responsável pela atividade

De acordo com o professor responsável pela atividade universitária, Luiz Henrique Passos, os dois jovens foram assistidos a todo o momento pela coordenação. Eles ficaram acompanhados pelo professor e mais três monitores até a chegada das equipes.

Os estudantes estavam em um grupo de 37 alunos, e dois deles não tiveram capacidade física para descer da serra , por isso, o Corpo de Bombeiros foi acionado. O professor negou que houvesse condição climática desfavorável. O restante do grupo fez o trajeto de descida normalmente.

Ainda segundo o professor, a estudante recebeu alta na manhã deste domingo.

Orientações de segurança

O Corpo de Bombeiros orienta que pessoas que planejam realizar trilhas ou atividades em áreas naturais verifiquem a previsão do tempo antes de iniciar o percurso.

A corporação também recomenda o uso de equipamentos adequados e que o roteiro seja informado a terceiros para facilitar a localização em casos de urgência. Os bombeiros podem ser acionados pelo número 193.

 

Fonte: G1SE