UPA Nestor Piva atende mais de 10 mil pessoas mensalmente, da capital e interior

04/08/2014 às
Foto: divulgação
A Unidade de Pronto Atendimento Nestor Piva, localizada na zona norte de Aracaju, vem passando por transformações em sua composição. Sendo uma das mais procuradas pelos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) de Sergipe e também por pacientes de estados vizinhos, o local virou prioridade para a Prefeitura de Aracaju. Através da Secretaria da Saúde, a administração municipal vem atuando de forma incisiva na melhoria do corpo técnico, consequentemente contribuindo para que o atendimento seja agilizado, pois o foco da Saúde de Aracaju é o bem-estar da população atendida.
 
Através de pesquisa realizada pelo corpo técnico da Saúde de Aracaju, alguns detalhes sobre o funcionamento do Nestor Piva foram revelados, o que contribuirá para que as melhorias sejam empregadas em áreas especificas e críticas. "Essa pesquisa foi essencial para que nos pudéssemos averiguar a situação e assim pontuar melhorias no atendimento. Este ano, as UPA's (Nestor Piva e Fernando Franco) atenderam cerca de 100 mil pessoas entre janeiro e junho, o que pode ser considerado muito importante para o cenário da saúde pública aracajuana.", disse René Porto, coordenador da Rede de Urgência e Emergência da Saúde de Aracaju.
 
Nos seis primeiros meses de 2014, o Nestor Piva atendeu 61.608 pacientes, sendo que a grande maioria dos casos foi direcionada para atendimento clínico-médico. Nesta UPA, mensalmente cerca de 10.200 pacientes são tratados, sendo uma média de 340 pessoas por dia. Ainda entre os meses de janeiro e junho foram realizadas 8.898 cirurgias, contemplando tantos pessoas da Capital sergipana quanto do interior e estados vizinhos.
 
Para manter a estrutura técnica do Nestor Piva são precisos 500 profissionais, entre as áreas médias e administrativas. De acordo com a pesquisa, as patologias mais comuns são relacionadas a problemas respiratórios (23% dos atendimentos neste período avaliado). Este mesmo valor foi apresentado pela categoria de atendimentos cardiológicos. Na lanterna das patologias, ficaram os casos de traumas, com apenas 2% dos atendimentos no período avaliado.
 
"Trabalhamos com um corpo de 500 profissionais, entre médicos, administrativos e geral, sendo o trabalho dos médicos e dos demais profissionais de saúde em forma de plantão. As escalas são alternadas compondo um quadro de médicos, que se modificam de acordo com a necessidade do hospital. A partir de agosto teremos um acréscimo no número de médicos que trabalharão no Nestor Piva, o que consequentemente resolverá quaisquer problemas na escala de atendimento.", explicou Jória Dias, responsável interinamente pela UPA Nestor Piva.
 
Para o coordenador clínico da Rede de Urgência e Emergência da Saúde de Aracaju, o médico Esdras Fagundes Ferreira, todo o processo de atendimento dentro do Nestor Piva ganhará reforço em agosto, quando a aquisição de um quantitativo maior de médicos fará toda a diferença. "O empenho do atual secretário da Saúde de Aracaju, Alvimar Rodrigues de Moura, vem surtindo um efeito imediato. Com a reposição salarial fechamos a escala de agosto, deixando inclusive uma lista de espera de médicos que desejam trabalhar conosco no Nestor Piva, algo que não acontecia desde 2011. A previsão é que nos próximos meses esse mesmo cenário aconteça e que não tenhamos mais nenhum problema relacionado às escalas médicas do local.", enfatizou Esdras.
 
Insumos e medicamentos
 
Focando o poder de resolutividade na compra emergencial de medicamentos e insumos, Alvimar Rodrigues de Moura colocou toda a administração da Saúde de Aracaju trabalhando para resolver essa questão (tanto relacionada às UPAs quanto dentro das Unidades de Saúde da Família). De acordo com Álvaro Victor de Castro, coordenador de Assistência Farmacêutica da Saúde de Aracaju, a primeira compra emergencial solucionou 80% dos problemas apresentados nesta área dentro da UPA Nestor Piva.
 
"De forma rápida conseguimos suprir as demandas mais urgentes da unidade, comprando insumos que são utilizados constantemente e também medicamos essenciais como morfina e escopolamina, essenciais nos tratamentos médicos. Uma segunda compra emergencial já está em andamento para que não tenhamos um grande espaço entre o abastecimento e o uso dos medicamentos por parte da população.", disse Álvaro.
 
O reflexo da pesquisa e suas reais mudanças já começam a surtir efeito no público atendido. Segundo Eva Maia dos Santos, esposa de um paciente atendido no Nestor Piva, já é possível notar uma maior agilidade no processo de acolhimento e tratamento. "Meu marido passou mal no trabalho e o Samu o trouxe para o Nestor Piva. Assim que eu cheguei para acompanhá-lo já o encontrei acolhido, deitado numa cama dentro da unidade, recebendo cuidados médicos, inclusive com toda a atenção dos enfermeiros de plantão. Já tive uma experiência anterior dentro do Nestor Piva onde o atendimento ao meu irmão foi um pouco demorado, porém agora notei que isso melhorou muito. Pela agilidade na realização dos exames e atenção que meu marido vem recebendo, certamente saberemos o diagnóstico dele em breve", disse Eva.
 
Para o secretário Alvimar Moura, está sendo cumprinda a primeira grande missão da sua gestão que é trazer dignidade e qualidade de atendimento, resgatando a resolutividade da porta de entrada de urgência e emergência das UPAs. "Muito ainda será melhorado neste item. Fico feliz por ser medico com formação em emergência e ver que estamos devolvendo a certeza de que estamos caminhando para oferecer a população de Aracaju, segurança nas situações em que a saúde não pode esperar. Outras melhorias virão com a implantação das OSs em breve".
 
Paralelo a isso, complementa o secretário, Aracaju possui 97% de cobertura do PSF, um dos maiores índices entre as capitais, bem acima da média nacional que e 69%. "Precisamos transformar este indicador em resultado que expresse a produção dos nossos serviços com a melhoria do acesso da comunidade e com padrão de atendimento nas nossas 43 unidades básicas de saúde. Fazendo com que a comunidade confie nos serviços do seu posto de saúde, próximo de sua casa, gradativamente iremos descongestionar a porta das UPAs, com casos que devem ser atendidos nos postos e aí resgataremos a grande missão de termos uma saúde digna, de qualidade e hierarquizada. Isto não e sonho. É perseverança, busca cotidiana por melhorias contando com a dedicação dos nossos servidores da Saúde, apoio incondicional do prefeito João Alves e credibilidade da comunidade a medida que passa a receber um serviço que gradativamente perceberá o retorno em valor agregado. Acredito nisso e entendo que e possível atingir".