Vendas de Natal registram queda de até 8%, aponta CDL
O Natal registrou uma queda de 7 a 8% nas vendas do comércio da capital. Os dados da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) deste ano revelam ainda que os produtos mais procurados foram de vestuário e tecnologia, além dos tradicionais dessa época.
Através dos indicadores de número de consultas realizadas para compras, a CDL percebeu o número de queda nas vendas neste período que é o mais movimentado do ano. Em contrapartida, outros segmentos podem ter um aumento com elevação de 3 a 4%, por conta da alteração nos horários de funcionamento do comércio, atingindo consumidores que antes não tinham tempo de uma ida aos famosos calçadões.
Segundo Breno Barreto, presidente da CDL, vários fatores influenciaram para essa mudança em 2015. “Tudo influenciou nos números desse ano para a queda das vendas: o aumento do desemprego, a alta do dólar e até a situação política do país. O cliente estava em todo um clima de insegurança para comprar nessa época, principalmente a médio ou longo prazo”, disse.
Sobre as estratégias usadas para driblar a crise, Breno ressaltou a importância de negociar a venda. “Cada venda tem que ser negociada, estamos trabalhando assim. É preciso foco para não perder a venda”, contou, lembrando que os segmentos que mais registraram vendas foram os de calçados, perfumaria, vestuário e eletrônicos.
Na espera por tempos melhores, o presidente afirmou que tudo pode mudar no ano novo. “Os quatro primeiros meses de 2016 prometem por conta da política do país e isso pode mudar tudo. Já que o fator político influencia”, declarou.











