Vereador de Simão Dias marcava 50 exames em uma semana em Lagarto
Foi o próprio vereador de Simão Dias, Cristiano Viana (PSB), quem revelou a informação de que a Saúde de Lagarto conseguia marcar para ele até 50 exames médicos dentro de uma semana (veja vídeo abaixo). A notícia deixou algumas pessoas perplexas no município lagartense, a exemplo do radialista Vilânio João, da 13 FM, e o vereador Pedrinho da Telergipe (PR).
Segundo o pronunciamento de Viana no plenário da Câmara Municipal de Simão Dias, ele seguia até Lagarto e, na cidade, conseguia marcar os exames pela internet. O fluxo de pessoas atendidas de Simão Dias era entre 40 e 50 por semana, segundo o próprio vereador informou.
Vilânio foi um dos que se indignaram ao saber disso. "As pessoas na Colônia 13 acordam todas as semanas 5h, 4h e até 3h da manhã. Quando chegam na marcação, o pessoal do posto de saúde fala que não tem vaga. Isso está errado. Uma pessoa sozinha conseguia marcar 50 exames", desabafou.
"A secretária de saúde de Lagarto não viu isso. Só veio ver agora. Isso é uma falta de respeito com o nosso povo", completou.
Pedrinho da Telergipe também manifestou seu descontentamento em relação ao episódio. Na câmara de Lagarto, ele exibiu a gravação do discurso do vereador Cristiano. Segundo Pedrinho, enquanto isso a população local ainda pena e dorme ao relento para marcar uma única ficha de atendimento.
Líder do prefeito Lila Fraga (PSDB) na câmara, Cláudio de Dona Leu (PP), mesmo com a gravação da revelação do vereador Cristiano, disse que a denúncia é descabida porque não se marca exames via web.
Ele ainda lembrou que mesmo assim não é um ato ilegal a marcação de exames de pessoas de outras cidades, já que os postos de saúde de Lagarto são regionais, segundo ele. Porém as clínicas de saúde da famílias, dentro do Programa de Saúde da Família (PSF), atendem a um território específico, bem como as equipes de atuação.
Justificativa
Em seu discurso, o vereador Cristiano (foto ao lado) explicou que a marcação em Lagarto estava sendo realizada porque em Simão Dias não conseguia marcar nem mesmo exames de hemograma. Porém, acabou sendo proibido de continuar com a prática.
"Quando cheguei lá, por minha surpresa, o pessoal da internet me chamou e disse que, infelizmente, não podia marcar mais exames em Lagarto", disse.
O Portal Lagartense ligou para a secretária municipal de saúde de Lagarto, Tânia Correia, mas ela não atendeu a ligação. Enviamos também uma mensagem de texto, mas até o fechamento da matéria não havia retornado.
A redação também ligou para o número de atendimento de Secretaria Municipal de Saúde (SMS), sem êxito, bem como entrou em contato com o vereador Cristiano, mas este também não atendeu à chamada.
