Vereadores de Rosário apresentam projeto de adoção de praças
Rosário do Catete deve entrar em breve para a lista dos municípios que preservam suas praças e áreas verdes. A Câmara de Vereadores apresentou um Projeto de Lei que institui o Programa de Adoção de Praças e Espaços Públicos. O objetivo é promover a participação da sociedade civil organizada e das pessoas jurídicas na urbanização, cuidados, manutenção das praças e espaços públicos, e áreas verdes da cidade, em conjunto com o Poder Público Municipal.
Os parlamentares acreditam que com tal iniciativa, é possível oferecer espaços mais agradáveis para lazer, prática de esportes, educação ambiental e qualidade de vida da população, por meio da manutenção e preservação das áreas adotadas. “Nós acreditamos que grupos organizados da população irão elaborar projetos de utilização das praças públicas e áreas verdes que atinjam diversas faixas etárias, além de necessidades especiais de nosso povo”, destaca o vereador Hélio dos Santos.
Quaisquer entidades da sociedade civil, associações de moradores, organizações não-governamentais, sindicatos e pessoas jurídicas legalmente constituídas e cadastradas no município podem participar do programa. Para isso, a entidade interessada deverá assinar um convênio com o Poder Público Municipal. A escolha do adotante deverá ser fundamentada pela Comissão Especial, com base nos critérios especificados no edital.
Para o vereador Delson Leão, o programa representa a preocupação com a responsabilidade social. “Todos nós queremos um lugar melhor para nossos filhos. E nada melhor do que essa união com a sociedade civil para chegarmos a um consenso. Todos ganham com a preservação: o cidadão que irá desfrutar de ambientes dignos e limpos, a empresa que ganha mais credibilidade perante a sociedade por estar se preocupando com o ambiente, e o Poder Público também, pois terá seus recursos direcionados a outros projetos essenciais”, pontua o parlamentar.
