Vereadores de Rosário aprovam projeto que auxiliam estudantes universitários
Na sessão dessa quarta-feira (30), os vereadores da Câmara Municipal de Rosário do Catete aprovaram um importante projeto que visa auxiliar estudantes universitários da comunidade com as despesas em seus estudos. A noite contou com a presença de alunos e de populares. Também na plenária, foi debatido sobre as condições para a eleição de conselheiro tutelar que acontecerá no próximo domingo. A falta de urnas em algumas comunidades foi um dos problemas questionado.
O vereador Anderson dos Santos (PP) foi o primeiro a subir na plenária na noite de quarta-feira (2). Ele falou sobre as aprovações de alguns projetos na Casa que ainda não foram executados pelo prefeito Laércio Passos. Garantiu que jamais seria contra a o projeto “Bolsa Universitário” pelo fato do mesmo ser a favor da classe estudantil no município. Afirmou também que no povoado Siririzinho muitas pessoas estão doentes com a virose que vem assolando todo interior sergipano.
O vereador Delson Leão (PSB) chamou a atenção para o descaso do transporte oferecido pela Prefeitura a classe estudantil. Afirmou que a comunidade de Rosário do Catete está perdendo muito com a falta de apoio ao movimento escoteiro. Disse também que os vereadores deram condições suficientes para que o prefeito pagar a empresa Estrela e por falta de organização orçamentária, a empresa hoje não vem cumprindo com a folha salarial devido ao atraso da Prefeitura. O vereador lembrou que a ambulância da comunidade não está rodando por falta de pagamento e que de janeiro a junho desse ano o município arrecadou quase R$ 34 milhões. O parlamentar voltou a afirmar que a oposição de Rosário é forte e que, diferente de outros municípios, tem feito a diferença. Afirmou também que para a aprovação de qualquer projeto na Casa é necessário a maioria, por isso o grupo tem mantido o respeito e continuado forte.
O vereador Murilo Meneses (PSC) falou sobre as novas regras eleitorais para o ano de 2016. Disse que em relação a eleição do Conselho Tutelar o voto não é obrigatório e que o pleito ocorre no domingo (4). Lembrou também das proximidades da festa da padroeira Nossa Senhora de Rosário e que o carro fumacê tem passado rápido pelas ruas da cidade. Afirmou que tentou falar com o motorista, mas não obteve êxito. Finalizou seu discurso afirmando que é a favor dos 20%, mas é contra a emenda.
O vereador Everton Oliveira (PT) ressaltou a importância da participação dos universitários durante a aprovação do projeto “Bolsa Universitário”. Pediu a população para comparecer neste próximo domingo aos postos de votação durante a eleição do Conselho Tutelar. O parlamentar lembrou que o voto, neste caso, não é facultativo, mas que a eleição é de fundamental importância para a proteção das crianças da comunidade. O vereador afirmou que um dos candidatos levará uma denúncia para o Ministério Público, caso não haja uma urna no povoado Siririzinho. Parabenizou ao vereador Antônio Teles pela mudança de partido e disse que ele e o vice-prefeito irão conseguir 10 computadores junto à Secretaria de Estado da Juventude para a comunidade de Siririzinho.
O vereador Manoel Santana (PSB) saudou a todos, em nome de ex-vereadora Maria José. Afirmou que com relação ao Conselho Tutelar foi informado no cartório eleitoral de Maruim que uma urna será instalada no povoado Siririzinho. “Dedeu” afirmou ser a favor da colocação da sessão na comunidade, já que ela tem grande representatividade no município. Cobrou mais uma vez ao prefeito Laércio Passos a regularização do fornecimento de água no povoado e disse que o conjunto Quintelão, localizado na final da rua Santo Amaro, está sem energia elétrica. Pediu ainda ao secretário municipal de Obras, que disponibilize uma máquina patrol para abrir ruas na localidade e também na rua próximo ao sítio do seu Antônio Cruz. O vereador afirmou que está com a ajuda para a festa de Nossa Senhora do Rosário e que em muitos pontos da cidade o carro fumacê não está passando. Chamou a atenção de alguns candidatos a conselheiro tutelar que estão utilizando seu nome como pré-candidato. Dedeu pediu mais respeito por parte dessas pessoas.
O 1º secretário Antônio Teles afirmou que é obrigação dos vereadores ajudarem a classe universitária do município. Lembrou que foi recebido pelo presidente do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), Augusto Gama e que sente muito gratificado em, agora, fazer parte desse partido. Agradeceu também a presidente do PMDB Mulher, Acácia Calazans, e afirmou que em relação ao saneamento do Quintelão espera que Prefeitura cumpra com sua obrigação.
O presidente da Casa, Hélio dos Santos, chamou a atenção para importância da reforma política no município. Avisou também sobre a importância da urna no povoado Siririzinho para eleição do Conselho Tutelar. Já com relação ao projeto do “Bolsa Universitário” saudou a presença dos estudantes presentes à sessão e que a classe tem muito a ganhar se o projeto vigorar. Sobre a empresa Estrela e sua folha de pagamento disse que não vê a possibilidade de fazer licitação, já que não há dinheiro. O presidente reforçou o argumento do vereador Delson Leão afirmando que enquanto esteve prefeito interino a realidade do município era outra. Encerrou parabenizando o vereador Antônio Teles pela nova filiação.
Ao final da sessão, os vereadores da Casa votaram e aprovaram o Projeto nº39/2015. Conhecido como Bolsa Universitário, a ação ter por objetivo auxiliar alunos universitários da comunidade com os custos gastos nos estudos. Para ter validade, o projeto ainda falta ser sancionado pelo prefeito municipal.
