Vereadores de Rosário aprovam “Bolsa Atleta” e falam de problemas da comunidade
Os vereadores da Câmara de Rosário do Catete aprovaram na sessão dessa quarta-feira (09) o Projeto de Lei (PL) nº 05/2015 voltado para o incentivo de atletas amadores do município. A noite também serviu para colocar em evidência diversos problemas que vem acontecendo no município e para discutir outros projetos que estão em análise na Casa. A sessão contou com a presença de populares e da visita do vereador de General Maynard, Givaldo Lídio.
O líder da oposição, Manoel Santana (PSB), foi o primeiro a subir na tribuna e explicou sua ausência de quase 20 dias sem vim a Casa por causa de uma virose. O vereador falou sobre a votação para conselheiro tutelar no município e pediu aos responsáveis pela administração do conselho que disponibilizasse uma urna para que seja colocada no povoado Siririzinho. Também pediu aos vereadores de situação que solicitassem ao prefeito a colocação de energia elétrica no conjunto Quintelão e também máquinas para liberar ruas que estão intransitáveis na comunidade. O parlamentar afirmou que ser for necessário, votará a favor de projetos que beneficiem a população para que certos boatos acabem.
Sem seguida, o vereador Everton Oliveira (PT) falou sobre a importância das escrituras para certas casas da comunidade que ainda não foram entregues e também do campeonato local de futebol, onde o time Independente irá disputar o terceiro lugar do torneio. Com relação ao projeto do mototaxis, o vereador afirmou que espera que a Casa discuta com a classe para adequar o projeto de acordo com a realidade da classe. Além disso, também falou sobre a importância da aprovação de outros projetos que são a favor da população.
O vereador Murilo Meneses (PSC) parabenizou a secretária de Educação pelo desfile cívico que aconteceu na comunidade onde a população se fez presente, prestigiando o evento. Afirmou que a data da proclamação da república (7 de setembro) tem um valor social muito importante para toda a nação. Parabenizou em especial, a comunidade de Siririzinho, que foi representada pelo empenho da banda Nossa Senhora de Rosário e contou com o apoio da Prefeitura. Com relação à Banda Luiz Ferreira Gomes, afirmou que a gestão municipal cumpriu com o prometido e forneceu o fardamento aos componentes. O vereador da situação também falou sobre a situação da Clínica de Saúde da comunidade que tem recebido uma grande demanda e só conta apenas com recursos do município.
O vereador Anderson Santos (PP) voltou a tocar no assunto da falta de segurança na comunidade de Siririzinho, onde aconteceu há poucos dias um roubo de uma motocicleta. Também tocou no assunto da ausência de uma urna para eleição do Conselho Tutelar na comunidade. O parlamentar ganhou o apoio dos colegas da Casa. Anderson também afirmou que a Casa tem buscado sempre procurar pelas melhores escolhas nos projetos que são apresentados aos parlamentares, entre eles o projeto do mototaxis e também do “bolsa atleta”.
O vereador Adelmo de Jesus (PSB) começou seu discurso falando sobre a dotação orçamentária solicitada pela Prefeitura. O parlamentar afirmou que só vai votar de acordo com a maioria da Casa e disse que não pode se responsabilizar com as más condutas do prefeito. O parlamentar chamou a atenção sobre o acidente que ocorreu na comunidade na entrada da cidade. Ele afirmou que os vereadores, por diversas vezes, solicitaram a sinalização no local e até o momento nada foi feito.
O presidente da Casa, Hélio dos Santos (PSB), falou sobre o requerimento solicitando explicações sobre a situação do Hospital da Comunidade e a Prefeitura. Os vereadores querem saber mais detalhes sobre o contrato que está vigente entre as duas entidades. O vereador destacou a situação que vem incomodando os parlamentares imposta pelo atual gestor do município em responsabilizar a maioria dos problemas que estão acontecendo na Prefeitura como culpa dos vereadores. O presidente também falou sobre a importância do patriotismo que hoje está ausente na população e que o povo precisa valorizar mais os valores da sociedade, lutando pelos seus direitos e por uma sociedade mais justa. Também tocou no assunto sobre a urna no povoado Siririzinho para eleição do Conselho Tutelar.
O vereador Delson Leão (PSB) lembrou aos presentes na Casa sobre a situação dos escoteiros do município que desfilaram na comunidade sem muita representação. A ausência de componentes chamou a atenção do parlamentar, que pediu mais atenção por parte da gestão municipal em apoiar o trabalho desenvolvido pelo grupo em Rosário. O parlamentar também criticou a gestão em pagar as bandas da comunidade somente dias antes ao desfile cívico. Afirmou que não é preciso dotação orçamentária para cumprir com as obrigações e sim, uma administração correta e coerente, algo que o prefeito Laércio Passos não vem fazendo. Delson destacou a posição da Câmara em votar nos projetos que trarão benefícios para a população e disse que os vereadores tem feito seu papel perante a comunidade. Afirmou também que os moradores que ganharam as casas na gestão do ex-prefeito Eltevino Barreto tem direito a posse dos terrenos que foram doados.
O 1º secretário Antônio Teles (PDT) começou seu discurso destacando a legalidade de posse dos terrenos que foram doados aos moradores do município e que os vereadores da Casa irão votar a favor do projeto que prevê a regularidade. O vereador também falou sobre a polêmica gerada numa rádio local onde afirmaram que os membros da Casa eram responsáveis pela falta de nomes nas ruas da cidade. O vereador desmentiu a informação e afirmou que, por várias vezes, os parlamentares indicaram nomes para a melhora da localização de vários pontos da comunidade.
Ao final da sessão, os vereadores votaram a favor do projeto que prevê uma bolsa de incentivo para os atletas locais. Com relação ao Projeto do Mototaxis, o líder da oposição Manoel Santana pediu vista o que indica que o projeto só será votado na próxima sessão.
