Vereadores de Rosário do Catete retomam trabalhos na Câmara
Após o recesso, os vereadores de Rosário do Catete abriram os trabalhos do semestre nessa segunda-feira (23). A sessão contou com a presença do delegado da cidade, Adelmo Pelágio, e do gerente da agência do Banese de Rosário, Jairo Ferreira. Na sessão, foram discutidos vários temas que aconteceram na cidade durante o mês de janeiro e parte de fevereiro, entre eles a entrega da Santa, as festividades de carnaval e a reforma do Balneário. Atrasos em programas sociais da Prefeitura também entraram na pauta da noite.
O primeiro a falar na plenária foi o vereador Everton Santos (PT). O parlamentar afirmou que está recebendo muitas reclamações de moradores com relação a cortes nos programas sociais da Prefeitura e que isso tem prejudicado muitas famílias carentes. “É preciso analisar com cautela quem realmente precisa do benefício. Mesmo sendo da situação, não posso me calar com relação a esses fatos que estão acontecendo aqui em nossa comunidade”, reclamou.
Em seguida, também da base de situação, Murilo Menezes (PSC) rebateu o colega de bancada e afirmou que a Prefeitura tem investido em programas sociais. De acordo com ele, o que está acontecendo é apenas um recadastramento de pessoas, o que implica no corte de algumas famílias que não se enquadram mais no programa. O vereador também destacou os eventos que foram feitos pela administração municipal no balneário do município e durante o carnaval.
Não convenceu
O líder da oposição, Manuel Santana (PSB), não se convenceu dos argumentos levantados pelo vereador Murilo. “A realidade aqui em Rosário é outra. Basta sair às ruas e conversar com o povo. O senhor Laércio Passos precisa é trabalhar mais e mostrar para que veio, porque até agora não apresentou muita coisa. Também quero saber sobre os investimentos que foram feitos no balneário da cidade. Até agora não vi nenhuma conta apresentada e vou fazer questão de acompanhar esses gastos de perto”, deixou o recado.
O novo vice-presidente da casa, Adelmo de Jesus (PSB), levantou um questionamento sobre o Programa de Auxílio a Pessoas com Deficiência ou Doença Incapacitante (Proadin). De acordo com ele, o comitê responsável pelo acompanhamento do serviço ainda não recebeu sequer uma lista com os nomes dos beneficiários. O vereador também faz parte da comissão.
O vereador Delson Leão (PSB) fez questão de chamar a atenção do prefeito Laércio Passos por não comparecer a sessão de abertura da Casa. Para o parlamentar, tal atitude mostra o desrespeito que o gestor tem com a população e com os demais colegas, já que durante o recesso o prefeito compareceu a Câmara para solicitar a aprovação de projetos em sessões extraordinárias. “Tanto a visita, como as situações criadas durante o carnaval mostram quais são suas reais intenções. Mas de forma alguma ele vai conseguir desarticular nossa oposição”, afirmou o vereador.
Boas vindas
Antônio Teles (PDT) voltou a cobrar providências no conjunto Mutirão e deu as boas vindas ao novo presidente da Casa, Hélio dos Santos (PSB). “Começamos mais uma jornada em que temos como objetivo prezar pelo bem da população de Rosário do Catete. Tenho certeza que o novo presidente irá dar continuidade ao nosso trabalho”, destacou.
Bastante preocupado com a situação de centenas de famílias que necessitam dos programas socais da Prefeitura, o presidente Hélio dos Santos (PSB), pediu explicações ao prefeito Laércio Passos sobre os constantes atrasos nos benefícios. Outra situação levantada pelo parlamentar, foram os cortes de beneficiários dos Programas. “Lembro-me, que enquanto estive prefeito interino, consegui pagar em dia, mesmo enfrentando dificuldades. Todos os meses, o prefeito alega algo para justificar o atraso. É preciso que ele deixe claro para onde estar indo as verbas da Prefeitura”, criticou.
