Vereadores de Rosário falam de acontecimentos durante Semana Santa
A sessão dessa segunda-feira (6) abordou os acontecimentos durante a Semana Santa na comunidade. Os vereadores de Rosário do Catete falaram sobre a entrega de peixes e dos cartões magnéticos do Programa de Inclusão Social entregues pela Prefeitura. Atrasos na distribuição do pescado e falhas no sistema de atendimento do programa social foram criticados pelos parlamentares.
O primeiro a subir a tribuna foi o vereador da bancada oposicionista, Delson Leão (PSB), que abriu os trabalhos chamando a atenção da comunidade para a situação em que se encontra a área de Saúde do Município. Ele sugeriu a administração municipal que solicitasse um Decreto de Emergência para solucionar o problema da falta de medicamentos e utensílios médicos no município. O atraso nos salários dos profissionais de saúde também tem prejudicado o atendimento e, de acordo com ele, a falta constante de médicos no serviço tem sido uma realidade nos postos de atendimento à população. Delson falou ainda do descaso que o prefeito está tendo com antiga imagem de Nossa Senhora do Rosário, que está recuperada, mas o gestor não quer mais trazer para o Município. Ele afirmou que convidou o artesão responsável em recuperar a imagem para conversar com os demais colegas.
O Vereador Adelmo de Jesus (PSB) parabenizou o colega de oposição em solicitar a presença da secretária municipal de Saúde para dar esclarecimentos sobre as situações dos postos de atendimento da comunidade. O vereador fez reclamações sobre os maus serviços que a Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) vem oferecendo à comunidade, onde o abastecimento d'água ainda é precário. Finalizou convocando a todos para participarem da tradicional Procissão do Fogaréu na cidade.
O vereador Murilo Menezes (PSC) falou da entrega de peixes que aconteceu no período da Semana Santa e também das entregas dos cartões magnéticos do Programa de Inclusão Social (PIS). Afirmou também que a Prefeitura está resolvendo o problema da falta de medicamento nos postos de Saúde e que para aquisição de novos produtos é necessário um processo demorado de licitação. Fez questão de afirmar que a assim como a oposição, a bancada de situação também vem cobrando da gestão municipal, constantemente, a melhora de serviços que estão em falha na comunidade.
O Vereador Everton Oliveira (PT) falou que participou da entrega dos peixes e que a demora gerou mau humor na população e também no gestor municipal. Pediu cumplicidade entre os secretários e assessores do prefeito para trabalhar em harmonia e a favor do povo. O parlamentar também deu esclarecimentos sobre a falta de medicamentos no Município e encerrou seu discurso enaltecendo a tradicional Procissão do Fogaréu que acontece na comunidade.
O representante do Povoado Siririzinho, vereador Anderson Santos (PP), chamou a atenção para o homicídio de um senhor que aconteceu na comunidade. O cidadão era bem conhecido pelos moradores e o fato chamou a atenção pela atrocidade do crime. Devido a situação, o parlamentar pediu mais segurança na localidade e chamou a atenção das pais com relação aos seus filhos. De acordo com ele, a droga é algo presente, por isso, a atenção é primordial para que os jovens não decaiam nesse caminho que consequentemente está ligado a roubos, assaltos e assassinatos na região. O vereador também criticou a falta de medicamentos e também o atraso na entrega de peixes que aconteceu durante a Semana Santa. Voltou a falar na precariedade no abastecimento d’água no povoado e afirmou que está com receio que os moradores voltem a ser atendidos por carros pipa.
O presidente Hélio dos Santos (PSB) destacou um abaixo-assinado apresentado por uma cidadã da comunidade que está solicitando transporte para moradores que trabalham na capital. Ele afirmou que irá junto com vereador Antônio Teles ao Departamento Estadual de Infraestrutura Rodoviária de Sergipe (DER) ver a possibilidade da colocação de um veículo que cubra o percurso entre Rosário/Aracaju no horário solicitado. O vereador também fez questão de ressaltar todas as colocações levantadas pelos vereadores na noite e afirmou que a gestão municipal precisa de mais planejamento. O atraso na entrega de peixes e a qualidade do pescado foram um dos pontos principais questionados pelo vereador. "Hoje esse prefeito não tem credibilidade com o povo e nem com a Casa. É uma administração "caranguejo", que anda para os lados ou para atrás e não faz nada", criticou.
