Vereadores de Rosário querem colocar em votação PL do mototaxi na próxima segunda

28/08/2015 às

Na sessão dessa quarta-feira (26), os vereadores de Rosário do Catete abordaram dois assuntos que estão em evidência na comunidade. O primeiro foi sobre o alto número de pessoas que estão se contaminando com uma virose e trazendo transtornos a famílias locais. Também na noite, os parlamentares falaram sobre a citação da Justiça que pede providências sobre a aprovação do Projeto de Lei (PL) dos mototaxis.

 

O primeiro a falar na noite foi o vereador Everton Oliveria (PT), que subiu a tribuna para relatar sobre o problema da virose que vem acometendo a população. Everton afirmou que chegou a entrar em contato com a secretária municipal de Saúde para solicitar junto à Prefeitura um carro fumacê para a comunidade, no objetivo de tentar minimizar a incidência do mosquito transmissor. O parlamentar falou que está preocupado com a situação e pede mais atenção por parte do Estado com relação ao assunto. Rosário não possui o veículo com o equipamento necessário, por isso aguarda da Secretaria Estadual de Saúde a liberação de um carro para agir na comunidade.

 

A líder da situação Alik Teles (PV) afirmou que conversou com a secretária de Saúde e a mesma já solicitou o carro fumacê para que atue no município. A vereadora falou que é preciso acompanhar com mais ênfase a solicitação junto ao Estado para que o mesmo libere o veículo. Também sugeriu que os próprios vereadores da Casa fizessem outra solicitação para reforçar o pedido. Já com relação ao assunto que envolve a empresa Estre Ambiental, responsável pela administração do aterro sanitário localizado no município, a veadora destacou que é preciso aguardar o prazo solicitado pelo representante da empresa, que veio à Câmara explicar sobre os problemas que envolvem o aterro.

 

O presidente Hélio dos Santos criticou os inúmeros projetos que a Prefeitura tem enviado á Casa sem os devidos esclarecimentos. O vereador afirmou que a Casa só irá aprovar tais projetos com a devida análise, junto a sua assessoria jurídica, para que não ocasione futuros problemas. O presidente também relembrou dos atrasos que a Prefeitura deve as empresas que prestam serviço ao município, entre elas, a empresa Estrela, que vem sofrendo com atrasos constantes por parte da gestão municipal. “Helhinho” também destacou que além dos atrasos, a população vem sofrendo com ineficiência de diversos serviços nas áreas sociais e de saúde. O vereador também parabenizou os jogadores do time Independente que se classificou para um campeonato local de futebol.

 

O presidente ainda fez questão destacar o comunicado que recebeu da juíza da comarca de Carmópolis - responsável pela atuação no Município de Rosário do Catete – pedindo providência com relação ao PL nº 03, que “regulamenta o exercício das atividades dos profissionais em transporte de passageiros mototaxistas, com fundamento na Lei Federal nº 12.009, de 29 de julho de 2009, e nas alterações da Lei Federal nº 9.503, de 32 de setembro de 1997, com base no Código de Trânsito Brasileiro”. De acordo com vereador, está marcada uma reunião na próxima segunda feira com os mototaxistas de Rosário com o objetivo de colocar o projeto em votação ainda na segunda-feira (31), obedecendo o pedido da magistrada.

 

Hélio dos Santos disse também que espera contar com o apoio da categoria para que o problema seja resolvido. “Vamos fazer nossa parte com o acompanhamento de nossa assessoria jurídica e também dos profissionais que trabalham nessa área para tentar desembaraçar esse contratempo que vem prejudicando a família de muitos rosarenses que vivem desse trabalho”, destacou.