Vereadores de Rosário querem providências da Deso para a falta d’água
Os parlamentares de Rosário do Catete receberam nessa segunda-feira (14) a visita de representantes do Instituto de Pesquisa e Tecnologia (ITP), que foram até a Câmara Municipal para falar sobre a implementação de um projeto sanitário que tem por objetivo trazer mais qualidade de vida à população. Na noite, também foram discutidos os problemas gerados pelas constantes falta de água na comunidade e aprovados Projetos de Lei de interesse dos moradores.
A sessão da noite começou com a explanação do representante do ITP, José da Crus, que falou sobre o Plano Municipal de Saneamento Básico, que engloba a cidade sede e o povoado Siririzinho. O técnico falou que o projeto conta com a parceria da Funasa e as regras e objetivos da ação precisam da avaliação dos parlamentares e também do apoio da população local. De acordo com o profissional, todo o trabalho é feito com clareza e com base em estudos, beneficiando a comunidade com investimentos de R$ 300 mil.
Dando continuidade aos trabalhos, o vereador Everton Oliveira (PT) parabenizou aos organizadores do campeonato intermunicipal que encerrou no último final de semana. O parlamentar criticou as constantes faltas d'água que vêm acontecendo no município e responsabilizou a empresa Deso pela situação que ocorre na cidade. O vereador escutou de outros parlamentares que requerimentos já foram feitos solicitando a presença de representantes da empresa para dar explicações sobre o assunto.
O vereador Manoel Santana (PSB), mesmo adoentado, fez questão de comparecer a plenária para dar esclarecimentos sobre alguns assuntos que estão em evidência na comunidade, entre eles o projeto dos mototaxis. O parlamentar deixou o recado para a manifestação de uma cidadã da comunidade que postou insinuações em redes sociais sobre sua conduta como parlamentar.Também parabenizou a banda do povoado Siririzinho pela apresentação na comunidade.
O vereador da situação, Murilo Meneses (PSC) parabenizou a banda de fanfarra do povoado Siririzinho pela bela apresentação na comunidade em alusão às comemorações do Dia 07 de Setembro. Com relação aos mototaxis, o vereador falou da importância e da responsabilidade da categoria envolvida seguir as regras do projeto. Sobre a Deso, Murilo falou sobre o desleixo da empresa em não informar à população sobre as constantes faltas d’água que vem ocorrendo na comunidade. O vereador sugeriu a provocação do Ministério Público para tentar resolver o problema.
A líder da situação, Alik Teles (PV), reforçou a reclamação do colega de bancada Murilo Meneses contra a empresa Deso, com relação à falta d'água e orientou a população a procurar seus direitos na justiça. A parlamentar falou da importância da parceria do Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP) e também sobre a importância da categoria dos mototaxis se organizarem com relação ao projeto e ao futuro da classe.
O 1º secretário, Antônio Teles (PDT), utilizou seu espaço na tribuna para falar sobre os maus serviços que a empresa de abastecimento Deso vem oferecendo à população. O parlamentar chegou a ler um ofício na plenária que abordava sobre as obrigações e deveres que a empresa deveria estar cumprindo e não vem fazendo. O vereador explicou que a cobrança oficial tem que partir da gestão municipal e que a Casa já fez diversos requerimentos pedindo providências à empresa.
O vereador Delson Leão (PSB) também se posicionou sobre a situação da prestação de serviços por parte da empresa Deso na cidade. Para o vereador, a falta de cobrança da Prefeitura por melhores serviços tem influenciado diretamente na situação. Delson também afirmou que é a favor da aprovação do projeto do mototaxis e das praças e espera que a Prefeitura faça a sua parte.
O presidente da Casa, Hélio dos Santos (PSB), parabenizou aos pais e alunos do povoado Siririzinho pela apresentação durante o desfile cívico da comunidade. O parlamentar também chamou a atenção para um fato inusitado que aconteceu no transporte universitário onde o vereador estava presente. Pediu a líder da situação que averiguasse o caso. O vereador também falou da importância de grandes empresas que prestem serviço no município em adotar espaços públicos e darem sua contribuição para a comunidade. O presidente também parabenizou o campeonato de futebol que houve, mas criticou a forma de premiação dos times participantes.
Ao final da sessão, projetos foram aprovados pelos parlamentares. Entre eles, o que regulamenta o transporte urbano feito pela categoria dos mototaxis do município. Há bastante tempo esse projeto estava em análise e só agora a Casa aprovou. Ele ainda segue para a sanção do executivo municipal.
