Vereadores de São Cristóvão aprovam moção de repúdio ao ministro Ônix Lorenzoni pelas declarações em desfavor da UFS
A noite desta terça-feira (07) foi bastante movimentada na 21ª Sessão Ordinária realizada na Camada dos Vereadores. Se pronunciaram os vereadores Rafael da Colina, Lilo Abençoado e Djalma Oliveira com as galerias completamente lotadas pela população. De autoria do vereador Irmão Gibson, foi subscrita pelos parlamentares municipais presentes, uma nota de repúdio às declarações recentes em entrevista nacional do ministro da Casa Civil, Ônix Lorenzoni, sobre "a UFS não possuir nenhum programa de pós-graduação com nota máxima do MEC e gerar muitos custos ao governo".
Tal afirmação foi veemente negada pela instituição que alega possuir 54 programas de Pós-Graduação, quatro deles com nota 5 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), fundação vinculada ao MEC. São 1.511 alunos de mestrado e 724 de doutorado, 54 programas de pós-graduação - que eram 10 em 2007 - e quase 90% dos alunos de mestrado e doutorado do estado são da UFS, que responde por 84% do número de pesquisadores de produtividade do CNPq no estado. A moção foi aprovada de forma unânime e subscrita pelos demais vereadores.
Rafael da Colina parabenizou o Programa Jovem Aprendiz Integrado, coordenado por Mafra Merys e também a iniciativa da Assembleia Legislativa de Sergipe pela entrega do título de cidadania à ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves.
O vereador Lilo Abençoado subiu à tribuna para falar de seu requerimento convidando o deputado estadual Capitão Samuel para uma palestra sobre políticas públicas voltadas ao tratamento de dependentes químicos e rebateu declarações dadas pelo prefeito Marcos Santana em entrevistas, onde este mostrou-se preconceituoso ao mencionar seu passado e de excedeu ao deixar o lado emocional se sobrepor ao racional nas declarações.
Djalma Santana encerrou as falas no grande expediente narrando que tem acompanhado a Operação Tapa Buracos realizadas pela Prefeitura de São Cristóvão e solicitou que as ruas 23 e 46 entrassem na lista de execução dessas ações. O vereador aproveitou o momento para criticar novamente a prestação de serviços pela Deso no Grande Rosa Elze.











