Vereadores falam sobre festividades e problemas de Rosário
A sessão da ultima segunda-feira (30) na Câmara de Municipal de Rosário do Catete debateu sobre diversos assuntos de interesse da população local. A bancada de situação destacou as ações da Prefeitura e a cavalgada que aconteceu no último sábado. Já a oposição, voltou a criticar as falhas dos benefícios sociais oferecidos pela administração municipal aos moradores e também de problemas estruturais que ainda não foram resolvidos na cidade sede.
O vereador Murilo Meneses (PSC) foi o primeiro a subir na tribuna e destacou a tradicional entrega de peixes que é feita pela Prefeitura na Semana Santa. Também deu espaço para a vaquejada que aconteceu no sábado (28) e parabenizou os organizadores do evento, afirmando que a festa foi tranquila e prestigiada. O vereador encerrou sua fala agradecendo a presença dos moradores à sessão e pediu a todos que reflitam e rezem pela cidade de Rosário durante as religiosidades da Páscoa.
O vereador Everton dos Santos (PT) falou da oportunidade de conversar com prefeito sobre o PIS e sobre os constantes atrasos do Programa. Para o parlamentar, o pagamento do benefício em dia ajuda diretamente na movimentação do comércio local. “Sendo pago em dia, o beneficiário vai empregar o recurso aqui na cidade, seja numa venda ao algum tipo de serviço que é feito na cidade”, observa o parlamenta.
Críticas da oposição
O líder da oposição, Manuel dos Santos (PSB), desejou boas comemorações à população durante a Semana Santa e voltou a fazer duras críticas no Programa de Inclusão Social (PIS). Ele enfático em afirmar que não tem “cabresto” e que não é influenciado por nenhum líder político da cidade. “Todos me conhecem e sabe como eu sou. Consegui me eleger graças ao povo e é ele que devo satisfação”, afirmou.
O vereador Delson Leão (PSB), representante do Legislativo na comissão de gestão do Programa de Inclusão Social (PIS), foi convidado para participar da primeira reunião sobre a atualização das normas que vigoram o serviço. O parlamentar afirmou que durante o encontro foram colocadas em evidência as alterações na Lei que implementa o Programa na comunidade e que as novas normas não irão prejudicar a distribuição do benefício para os atendidos. Ele afirmou que as pessoas já cadastradas não irão sofrer com as mudanças. Delson também cobrou a secretária municipal de Assistência Social, Amélia Passos, o pagamento em dia e pediu mais organização na distribuição do benefício. “Ela me garantiu que na terça-feira (31) seria distribuído os cartões e depositado os valores nas contas dos beneficiários”, afirmou.
Outras questões
O 1º Secretário Antônio Teles (PDT) destacou a situação de moradores do município que estão enfrentando problemas com a falta d'água na comunidade. Ele afirmou que muitos estão revoltados com a situação e que pediu orientação ao setor jurídico da Casa para auxiliar os prejudicados na cobrança pelo serviço. O vereador pediu aos moradores e também gestores do município que se sensibilizem com o momento de religiosidade e ajudem os mais necessitados.
O presidente da Casa, Vereador Hélio dos Santos (PSB), relembrou aos demais colegas que além dos problemas enfrentados nos atrasos do PIS, a Prefeitura ainda não cumpriu com os salários de alguns servidores deixados pela gestão passada e também ainda não fez os reajustes salariais com vencimento da data base de maio. O vereador falou sobre a festa que aconteceu na cidade e que reprovou certos fatos que aconteceram no evento. Finalizou seu discurso desejando felicidades e paz aos rosarenses na Semana Santa.
