Vereadores ouvem do secretário de Obras o que está sendo feito em Umbaúba

18/06/2021 às 13:35:04

O secretário municipal de Obras, Maurício Santos Costa, participou da 25° Sessão Ordinária de 2021, na manhã da última quinta-feira (17). O convite foi feito pelo vereador Antônio Cirilo (MDB) e acatado pelos demais vereadores. O responsável pela Pasta destacou as várias obras que foram finalizadas nesses anos da gestão do prefeito Humberto Maravilha (MDB), dentre elas a UBS do povoado Palmeirinha, UBS Edmundo Cortes, Academia da Saúde e a reforma do posto de saúde do povoado Estiva.

Na inclusão social, foi entregue o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS). Já na pavimentação, foi concluída a primeira etapa nas obras do povoado Imbé, loteamento Santo Antônio, João de Mariquinha I e II, rua José de Moraes, rua Marizete Barreto, rua 1° de maio, loteamento Imbé, bairro Barrinha, Alcides Bezerra, povoado Palmeirinha, travessa José de Moraes, travessa São José, loteamento Vila Macedo, loteamento Guararema, travessa José de Matos, travessa Carmerino, rua Maria Madalena, travessa Maria Madalena, entre outras obras.

Questionado pelo vereador “Cirilo” sobre as indicações que são enviadas pelo Legislativo, o secretário respondeu: “Todas as indicações que chegam na Prefeitura, arrisco falar que mais de 70% ou foram atendidas ou já tem projetos para serem realizadas. Me sentei esses dias com o prefeito para analisar as indicações que dizem respeito a minha pasta”, destacou.

A vereadora Celene Souza (CIDADANIA) questionou o secretário, sobre as obras de pavimentação do Conjunto Zé de Odila, Matadouro e Pau Amarelo. “Com relação ao Zé de Odila, já temos recursos, essa obra será executada via Companhia de Desenvolvimento do Vale São Francisco (CODEVASF). É uma emenda do deputado Federal Valdevan Noventa, a empresa já entrou em contato comigo e com o prefeito, a equipe deles já fizeram o levantamento e está em fase de projeto. Sobre o Pau Amarelo também é via CODEVASF, emenda do senador Alessandro Vieira, essa também segue o mesmo processo de tramitação. O projeto do Matadouro já foi enviado à Caixa Econômica, só estamos aguardando um retorno do banco para que possamos fazer a licitação”, explicou o secretário de Obras.

Em seu discurso, o presidente da Casa, Gutto Prado (MDB), destacou o desenvolvimento que vem sendo realizado em Umbaúba. “Pela primeira vez posso dizer que um secretário de Obras veio a esta Casa declarar o quantitativo de obras realizadas. É notório não só para nós, como para todos os umbaubenses, o desenvolvimento que vem sendo realizado no trabalho da sua Pasta. Parabenizo ao senhor por atender os anseios da população”, agradeceu.

Na pauta de votação, foram expostos cinco Projetos de Lei (PL): o de n° 04/2021, de autoria do vereador Moisés Augustinho (CIDADANIA), que institui a Semana Municipal da Juventude no âmbito do Município; O de n° 15/2021, de autoria do vereador José Hermenegildo (MDB), que denomina nome de Rua Maria do Carmo Venâncio Ramos em Umbaúba. Três PLs encaminhados pelo Poder Executivo foram aprovados pelos vereadores: o de n° 16/2021, que fixa até 31 de dezembro de 2021 o percentual máximo de consignação, decorrente de empréstimos concedidos por instituições financeiras, conforme a Lei federal nº 14.131, de 30 de março de 2021; O de n° 17/2021, que dispõe sobre a instituição de incentivo variável por desempenho de metas do Programa Previne Brasil e dá outras providências; E o de n° 18/2021, que dispõe sobre a regulamentação do serviço de táxi do Município.

 

Fonte: ASCOM/CMU