Vereadores, prefeitos e comunidades debatem falta de transporte em Laranjeiras, Maruim e Riachuelo
Vereadores, gestores e comunidades de Laranjeiras, Maruim e Riachuelo debateram em audiência pública, na sede da Câmara Municipal de Laranjeiras, a problemática do transporte coletivo de passageiros nas três cidades. De acordo com os relatos apresentados, além de faltarem ônibus, os veículos que estão realizando o serviço não conseguem atender a real necessidade da população.
Após a audiência pública, os participantes assinaram uma carta aberta, que será entregue ao governador do Estado, ao Secretário da SEDURB, à Presidente da Assembleia Legislativa, à Comissão de Transportes daquela casa, bem como ao Ministério Público, para que todos saibam o que foi discutido e quais as reivindicações dos municípios no tocante à melhoria do serviço para a população.
O requerimento para a realização da audiência pública foi apresentado pela vereadora de Laranjeiras, Celígena de Zé Franco (PMDB). "Depois que a empresa Viação São Pedro deixou de realizar o transporte de passageiros a população vem sofrendo bastante. Por este motivo, apresentei o requerimento para debatermos nesta casa a problemática e a partir disso, o vereador Adriano Carvalho deu a ideia de unirmos forças com os demais representantes do legislativo e executivo dos três municípios, e hoje estamos aqui também com o diretor de transportes da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano, Orlando Vieira. Ficamos bastante satisfeitos com os resultados. Agora é aguardar uma solução concreta", disse Celígena.
O presidente em exercício da Câmara de Laranjeiras, Jânio Dias destacou os transtornos causados pela falta de transporte. “Todos os dias é um caos para estudantes, trabalhadores e pessoas comuns que precisam se deslocar até Aracaju e depois voltar para Laranjeiras, Riachuelo ou Maruim, isso devido ao serviço de péssima qualidade que era prestado pela empresa São Pedro. Agora, com a falta de transporte, a situação é ainda pior. Portanto, com as declarações do diretor da SEDURB, tivemos conhecimento das ações para preencher esta lacuna deixada pela empresa e sanar os problemas dos usuários destes três municípios”, afirmou Jânio Dias (PMDB).
Para a presidente da Câmara de Vereadores de Riachuelo, Ana Lúcia de Oliveira Santos, a audiência foi muito proveitosa. A expectativa da parlamentar é que sejam adotadas as medidas anunciadas. "O diretor de transportes da SEDURB se comprometeu a analisar a situação dos municípios que estão com precariedade no transporte. Agora, só resta aguardarmos. Acredito que a união dos três municípios fortaleça a nossa reivindicação, já que a população vem sofrendo bastante", destacou Ana Lúcia.
Quem também acredita em soluções eficazes é o presidente da Câmara de Vereadores de Maruim, Antônio de Souza. "Estamos unindo forças em benefício da população. Não poderemos ficar de braços cruzados. Essa audiência foi de suma importância", frisou Souza.
A SEDURB
O diretor de Transportes da SEDURB, Orlando Vieira se comprometeu a avaliar todas as reivindicações e disse que o órgão estadual já vem tomando medidas paliativas para a melhoria do transporte. "A partir das informações fornecidas pelos gestores, vereadores e comunidades iremos buscar uma solução para o bom gerenciamento do serviço prestado em todos os municípios que compõem a Grande Aracaju. Assim como, já disponibilizamos mais ônibus para fazerem o transporte. Como também, a ausência da viação São Pedro está sendo suprida por duas cooperativas, inclusive, já autorizamos estas empresas a operarem com carros de 40 lugares", declarou.
Orlando Vieira acrescentou ainda que: "estamos avaliando a questão de início de operação de pico. Agora, os primeiros horários devem ser ofertados às 4h30min. Outra medida importante que está sendo avaliada é o atendimento da segunda-feira. Quanto a isto, estamos estudando uma solução. Como também, todos os pedidos de novas linhas, licitação do transporte, entre outros vão ser avaliados por nós", ressaltou o diretor.













