Vitória histórica: sergipana Eduarda Ronda supera a veterana do UFC Lauren Murphy

13/07/2025 às 13:35:41
Foto: Reprodução Instagram Eduarda Moura/ Divulgação UFC

Única representante de Sergipe no UFC, maior evento de MMA do mundo, a riachuelense Eduarda Moura superou a veterana Lauren Murphy neste sábado, 12, em Nashville, nos Estados Unidos. Em um confronto equilibrado e respeitoso, a sergipana venceu a norte-americana, sendo consagrada, por decisão unânime dos juízes, a campeã da noite. Com apenas três anos e meio de carreira no MMA, essa é a quarta luta e a terceira vitória de Ronda, como é conhecida, no UFC.

Após sua conquista histórica, ainda no octógono, a Eduarda destacou a trajetória da atleta americana, afirmando ser fã de Lauren Murphy e ressaltando que, por acompanhar sua carreira, sabia que a luta não seria fácil. “Sabia que ia ser uma guerra. Sou muito fã desta mulher, da história e trajetória dela. Tenho muito a evoluir ainda. Queria agradecer ao meu Sergipe, ao meu estado que está torcendo por mim, e à minha equipe, Galpão da Luta”, disse Ronda.

Em seu perfil no Instagram, a lutadora publicou um registro ao lado de Dana White, presidente do UFC, que fez questão de parabenizá-la pessoalmente pela vitória. “Estou muito feliz com o meu desempenho contra a Lauren Murphy. Fiquei surpresa e honrada quando o Dana White me chamou depois da minha luta para me parabenizar pessoalmente. Isso não tem preço! Agradeço demais pelo reconhecimento do meu trabalho”, salientou Ronda, que aproveitou a visita para fazer um pedido especial a Dana White:

“Me coloca no card do Brasil em outubro”, disse a sergipana. “Tenho plena consciência de que ainda tenho muito a evoluir, mas isso só me dá mais fome. São apenas três anos e meio de MMA, e já estou aqui, realizando meus sonhos e provando o meu valor. Obrigada a todos que torcem por mim!”, enfatizou a lutadora.

Eduarda Ronda estreou no UFC em 2023 com uma vitória sobre a mexicana Montserrat "Conejo" Ruiz, na categoria peso-palha (até 52 kg). Em seguida, foi superada pela compatriota Denise Gomes, ainda na mesma divisão. Depois, venceu a venezuelana Veronica Hardy, em sua estreia no peso-mosca (até 57 kg). O combate com Lauren Murphy foi o segundo de Eduarda na nova categoria. Sua adversária já acumulava, até então, 14 lutas no UFC, com oito vitórias e seis derrotas.

 

Da Redação Sergipe em Foco

 

Eduarda Ronda no combate com Lauren Murphy (Foto: Reprodução Instagram Eduarda Moura/ Divulgação UFC)
Eduarda Ronda com Dana White, presidente do UFC, que fez questão de parabenizá-la pessoalmente (Foto: Reprodução Instagram Eduarda Moura)
Eduarda Ronda celebrando sua vitória (Foto: Reprodução Instagram Eduarda Moura/ Divulgação UFC)