Acidente no shopping: Crea suspeita de corrosão de peça de ferro

07/06/2016 às
Foto: André Moreira

O  Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe (Crea-SE) vai emitir laudo técnico sobre o acidente ocorrido na última sexta-feira, 3, no Shopping Jardins, mas adiantou ontem em coletiva à imprensa que a suspeita é de que a peça metálica tenha despencado 20 metros por causa da corrosão da estrutura. O presidente do Crea, Arício Resende, disse ainda que a entidade está realizando inspeções em outras edificações da cidade e que já encontrou problemas sérios no Terminal Luiz Garcia e no antigo Hotel Palace.

 

A perícia será feita por uma comissão formada por cinco profissionais, entre engenheiros civis e mecânicos registrados no Crea, que já estiveram no local para os primeiros levantamentos. Além disso, os envolvidos neste trabalho já buscaram documentação necessária para comprovar que o lugar cumpria com a lei municipal que cobra a manutenção destes espaços a cada cinco anos, mas encontraram apenas um contrato de 2012 com descrição apenas da parte de alvenaria, sem nenhuma informação sobre a torre. 

 

Dentro de um mês, o levantamento será divulgado para a sociedade e levado ainda para a Câmara de Ética Profissional e Câmara de Engenharia Civil que irão julgar se o profissional responsável pelo local é responsável pelo fato. 

 

Ainda durante a coletiva, Arício Resende destacou que apenas a parte superior onde o para-raios ficava caiu, provavelmente por conta de falta de manutenção. “O totem tem 20m com uma base e em cima esse suporte. O que desabou foi a parte superior, que era um para-raios, obrigatório em toda edificação. Neste primeiro momento, tudo leva a crer que foi por causa da corrosão normal da natureza, motivadas pelo vento, chuva e cloretos a que ela estava exposta desde a construção do shopping, há 18 anos”, explicou. 

 

Outros locais de risco

 

Segundo Arício, outros lugares da capital também apresentam riscos por conta do mesmo problema e é preciso o quanto antes tomar providências para algo do tipo não acontecer novamente. “Estamos de olho e fiscalizando vários lugares. Começamos com as pontes do Estado após o que aconteceu em Pedra Branca e agora estamos visitando locais que estão tomados pela corrosão. Entre os terminais de integração da capital, o que mais chamou atenção foi o Luiz Garcia e entre os pontos da cidade estamos em alerta com relação ao Hotel Palace”, salientou. 

 

O acidente

 

No final da tarde da sexta-feira, 3, um grande objeto de metal desabou da torre do shopping, matando a jovem Cláudia Ticianny Freire dos Santos, de 21 anos, e deixando Ítalo Ramond Rodrigues Damascena, de 25 anos, ferido na perna. O rapaz encontra-se internado após passar por uma cirurgia.