Ações da saúde reduzem mortalidade infantil em São Cristóvão

29/01/2020 às 14:00:09

A Taxa de Mortalidade Infantil no município de São Cristóvão caiu 40% em 2019, em comparação com os dados do ano anterior. Os dados são do levantamento anual feito pela Sistema de Informação Sobre Mortalidade (SIM). Em 2019 foram registrados uma média 1.300 nascimentos na cidade, com 21 óbitos. Entre as causas dessa redução estão a qualidade da infraestrutura da rede municipal de saúde.

A secretária municipal de saúde, Fernanda Santana, destaca que as conquistas fazem parte de um conjunto de políticas públicas desenvolvidas pela gestão na área da Saúde. “Os resultados mostram que esse atendimento individualizado em relação a cada caso possibilita uma gestação mais saudável e, consequentemente, a redução do risco de óbitos infantis por causas evitáveis. Temos profissionais capacitados e a criação de programas como o ‘Mães da Cidade Mãe’, que promove atendimento humanizado e de qualidade ao longo do período de gravidez  dando atenção à gestante e a criança”.

A taxa de mortalidade infantil é utilizada para avaliar as condições de vida e de saúde da população, pois está diretamente relacionada ao acesso e à qualidade de serviços de saúde e de saneamento básico, assim como a fatores ambientais e socioeconômicos.

“A reestruturação da atenção básica com a facilidade de oferta ao pré-natal e o acompanhamento da gestante contribuiu para a redução esses números. Com esse acompanhamento conseguimos evitar a evolução de agravos com hipertensão e diabetes gestacional. Além disso tivemos o aumento do estado vacinal das crianças, oferta de vitamina ‘A’ e puericultura, que é o atendimento de crescimento e desenvolvimento das crianças”, pontuou a coordenadora da atenção primária, Carolina da Anunciação.

É possível observar que não houve nenhum caso de mortalidade materna, fruto das políticas públicas direcionadas à rede materno-infantil do Município, a exemplo do projeto ‘Mães da Cidade Mãe’.

Mães da Cidade Mãe

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) desenvolve ações importantes que colaboram diretamente para a redução da Mortalidade Infantil no município. Um bom exemplo é o programa Mães da Cidade Mãe que garante políticas públicas de saúde destinadas ao atendimento das necessidades e dos direitos da mulher e da criança que vão desde o direito ao planejamento reprodutivo e atenção humanizada à gravidez, ao parto e ao pós-parto; bem como as crianças o direito ao nascimento seguro, crescimento e desenvolvimento saudáveis. 

 

Fonte: Prefeitura de São Cristóvão