Bosco Costa é coordenador regional da Frente Parlamentar Mista do Caminhoneiro Autônomo e Celetista

26/09/2019 às 11:23:07

Aconteceu ontem, em Brasília, o lançamento da Frente Parlamentar Mista do Caminhoneiro Autônomo e Celetista. A cerimônia de lançamento contou com as presenças de representantes dos caminhoneiros, dos Ministérios da Cidadania e da Infraestrutura, Confederação Nacional da Indústria (CNI) e Confederação Nacional dos Transportadores Autônomos. Integrada por 235 deputados e 22 senadores, a Frente terá como presidente o deputado federal Nereu Crispim (PSL/RS), e contará também com o senador Major Olímpio (PSL-SP) como vice-presidente e o deputado Ronaldo Santini (PTB-RS), como Secretário-Geral. Vale ressaltar que cada região terá um coordenador. O Deputado Federal Bosco Costa, ex-caminhoneiro e muito atuante nas pautas do segmento na Câmara dos Deputados, coordenará a região Nordeste.

Um dos discursos mais inflamados e emocionantes foi o de Costa. Ele ressaltou que um dos maiores problemas enfrentados, é o valor do óleo diesel. Neste mês, inclusive, ele apresentou uma emenda à PEC 45/2019 (da Reforma Tributária), permitindo que os estados equacionem o ICMS do óleo diesel. Para ele, isso possibilitará a redução do combustível de modo a garantir que não haja variação entre os estados brasileiros.

“Se conseguirmos incluir este texto à Reforma Tributária, vamos, finalmente, favorecer os caminhoneiros. Eles poderão economizar no valor do óleo diesel, independente da variação dos demais gastos com o frete”.

Os parlamentares da Frente apostam que ela será um importante instrumento de interlocução dentro da Câmara dos Deputados. A finalidade é aproximar a categoria do parlamento e abrir o diálogo com o governo a fim de tentar achar soluções eficazes para tantos problemas enfrentados pelos caminhoneiros.

Em sua fala, Bosco “cobrou” do Presidente Bolsonaro resultados. Disse que prefere deixar para elogiar o governo no meio ou no final do mandato, após resultados concretos, uma vez que os caminhoneiros precisam de ações imediatas.

“Infelizmente, durante os últimos 50 anos, os caminhoneiros foram completamente abandonados pelos governantes. Em todas as vezes que estive nesta Casa, como Deputado Federal, falei da eminência de uma paralisação da categoria, das necessidades emergenciais e da falta de investimento nas obras das rodovias. Nunca fui ouvido. Está tudo registrado nos anais da câmara. Em 2018 o Brasil parou. Mas desde 2016 eu avisava que o país ia parar.”

O parlamentar, que também é membro da Comissão de Viação e Transportes, tem trabalhado constantemente em cima de pautas que possam beneficiar os caminhoneiros. No último mês, Costa convocou o Ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, para debater em audiência, o valor do óleo diesel e o Programa Cartão Caminhoneiro. A audiência, que inicialmente ouviria o presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco, contou com as presenças de parlamentares, caminhoneiros e representantes da classe.

Bosco Costa é natural de Itabaiana e reside em Moita Bonita (SE), onde acontecerá, nos próximos dias, a 30ª Festa do Caminhoneiro. O parlamentar disse que não perde uma edição do evento. 

 

Assessoria Parlamentar