Carmópolis participa de Festival do Folclore em São Paulo
Aconteceu na última quinta-feira,8, o Seminário de Estudos relacionados ao Folclore no Recinto do 55º Fefol em Olimpia (São Paulo). Como convidada para a palestra intitulada: “ Folclore e cultura popular auxiliam escolas sergipanas nas práticas pedagógicas” , a secretária de Comunicação e Cultura do município de Carmópolis, falou a um público de professores da rede municipal da cidade que sedia o maior evento de Folclore da América Latina.
Um dos pontos altos foi a explanação do surgimento do Grupo “Bacamarteiros “, e sua ligação com as festas juninas e a relação ainda pouco difundida com a escravidão (escravos saiam dançando e cantando em épocas de boas colheitas) e o surgimento do bacamarte na Guerra do Paraguai.
Outros grupos folclóricos e suas histórias foram mencionados pela secretária a exemplo dos Caboclinhos e Lambe Sujos, Taieira, Chegança e Samba de Aboio. Na palestra também foi discutida a arte folclórica como forma de Inclusão nas salas de recursos.
Ao final, a palestrante abriu uma roda de conversa entre os professores para debater essas relações de arte e cultura entre as regiões brasileiras. “Ter a oportunidade de difundir a cultura sergipana num espaço tão importante para a América Latina, como o Fefol, foi gratificante”, explicou Luciana Andrade.
Prefeitura de Carmópolis
