CBHSF aprova projeto de grande benefício ambiental, econômico e social no Baixo São Francisco
Na quinta feira (08), o Superintendente do CONBASF, Mário Rosa, em companhia do Engenheiro Civil Gilvando Matos, o Tecnólogo em Saneamento Ambiental Valtemir Santana e o Mestrando em Recursos Hídricos Frankilin Modesto, participaram de reunião da Câmara Consultiva Regional do Baixo São Francisco, do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, na cidade de Penedo/AL.
A participação teve por objetivo apresentar o projeto que visa a implantação da CENTRAL DE TRIAGEM E COMPOSTAGEM E UNIDADE DE TRANSBORDO do arranjo Propriá, o qual beneficiará diretamente 16 municípios da região do Baixo São Francisco Sergipano: Propriá, Telha, Cedro de São João, Malhada dos Bois, São Francisco, Amparo do São Francisco, Canhoba, Nossa Senhora Lourdes, Itabi e Gararú e, indiretamente, Brejo Grande, Pacatuba, Ilha das Flores, Neopolis, Santana do São Francisco, Japoatã.
Podemos ainda citar, que através de Pacto Federativo, ajudaremos os municípios alagoanos do nosso entorno, salienta Mário Rosa.
O conjunto de obras de engenharia que resultarão na reforma e ampliação dos galpões industrias cedidos pela CODISE, e aquisição e instalação de equipamentos, onde se pretende instalar a CENTRAL DE TRIAGEM de resíduos recicláveis dos municípios envolvidos e a UNIDADE DE COMPOSTAGEM, que transformará os resíduos orgânicos em Adubo e a UNIDADE DE TRANSBORDO para atender o encaminhamento ambientalmente adequado dos rejeitos dos municípios que o compõem. Ainda está prevista em uma segunda etapa do projeto não contemplada por esses recursos, a construção de uma UNIDADE DE PROCESSAMENTO DE MATERIAIS RECICLÁVEIS, que agregará maior valor aos materiais recicláveis, produzindo matéria prima ACABADA e servindo de fomento à instalação de industrias de beneficiamento deste material, gerando mais emprego e renda para a região.
"Ainda podemos citar como a maior das vantagens, a erradicação dos lixões na área dos municípios contemplados, o que fará também com que cesse o careamento de chorume para o leito do Rio São Francisco, o que irá representar um grande avanço no processo de revitalização", disse Mário.
Esse projeto, já aprovado em favor do CONBASF, na ordem de R$ 3 milhões, é o ponto de virada e uma ação de grande impacto na gestão atual do CBHSF, sendo assim, o grande legado histórico que jamais será esquecido, dentre outra grandes ações levadas à efeito, pela diretoria, sob o comando de Anivaldo Miranda. Lembramos ainda que, desde a apresentação da versão inicial do projeto, sempre tivemos o apoio também dos grandes guerreiros da causa do meio ambiente, Honey Gama (Presidente da Comissão Socioambiental da OAB/SE e Coordenador da Câmara Consultiva do Baixo São Francisco), Rosa Cecília, Bonifácio Valgueiro, Ailton Rocha (Superintendente de Recursos Hídricos de Sergipe) e dos alagoanos Maciel Oliveira, Ana Catarina, Jackson, Valesca, Roberto Farias, Marcelo e outros mais, irmanados na mesma causa. Temos também como grandes incentivadores as instituições Governo do Estado de Sergipe, através da CODISE, SEDURBS e DESO, Prefeituras envolvidas, OAB/SE, MPF, MPE, MPT, TCE/MINISTÉRIO PÚBLICO DE CONTAS e CODEVASF. "Sem esse somatório de forças, nada disso seria possível. Como resultado, o Meio Ambiente ganha, a inclusão social dos catadores ganha, a sociedade ganha e o benefício é de todos", conclui Mário Rosa.
ASCOM/CONBASF











