Centenas de cidadãos sancristovenses são atendidos pela 4º edição do Projeto de Combate ao Glaucoma
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de São Cristóvão, em parceria com o Instituto Oftalmológico de Sergipe (IOSE), realizou na manhã desta quarta-feira, 12, a 4º edição do Projeto de Combate ao Glaucoma. Na oportunidade mais de 184 atendimentos foram realizados, sendo 106 deles feitos em caráter de revisão, por pacientes já atendidos anteriormente. Toda estrutura para consultas e exames foi montada pela SMS no auditório da Secretaria de Desenvolvimento Social e do Trabalho (Sedest), e graças a ela e a dedicação dos profissionais do IOSE 22 novos casos da doença conseguiram ser diagnosticados pelas equipes médicas. Em outros 50 pacientes, que realizaram os exames, não foi detectada a doença.
De acordo com a diretora municipal de saúde, Camila Freire, a campanha se repete a cada três meses e a cada nova edição é constatada uma evolução no tratamento e cura dos dos pacientes. “Quando a campanha começou a ser realizada, há cerca de um ano, tivemos um número bem maior de diagnósticos de casos, mas com o tratamento que essas pessoas vem recebendo conseguimos reduzir todos esses números e garantir dessa maneira mais qualidade de vida e visão a população. Esperamos no na próxima sexta-feira, 14, a população do Grande Rosa Elze também compareça de forma tão massiva à Unidade de Saúde Maria José Figueiroa, localizada no Conjunto Eduardo Gomes, para realizar os exames naquela localidade”, destaca.
Prova disso são os seis casos de cura da doença comprovados durante esta edição do projeto, que vem devolvendo à população sancristovense a saúde plena da sua visão. “Ficamos imensamente felizes em ver o quão proveitosa e positiva está sendo essa parceria com o IOSE. Todos os pacientes diagnosticados com o Glaucoma já saem da consulta com o colírio para tratamento (durante três meses) em mãos. Isso faz com que ao voltar para revisão o quadro clínico dele tenha evoluído bastante, proporcionando a cura do Glaucoma. Então fazendo um balanço realizamos 184 atendimentos, sendo 106 deles revisão, seis pacientes curados e 22 casos já em tratamento, não poderíamos estar mais satisfeitos”, garante Camila.











