COINCIDÊNCIA DAS ELEIÇÕES

19/05/2015 às

Muito se fala em reforma política nos últimos tempos e, de certo, o Brasil está precisando mesmo de muitas mudanças nos métodos que regem a nossa administração pública. Neste sentido, o senador Antonio Carlos Valadares propõe um mandato de seis anos para todos os cargos eletivos, sem direito a reeleição para o executivo. Ele acredita que esta é a melhor maneira para alcançar um dos objetivos da reforma, que é de reduzir os custos das campanhas eleitorais e unificar as eleições.


Pela proposta, a unificação das eleição, ou “coincidência das eleições”, seria efetivada em 2024. Desta forma, prefeitos e vereadores teriam mandato de quatro anos, nos pleitos de 2016 e 2020, e somente a partir de 2024 disputariam uma eleição para um mandato de seis anos. No caso de presidentes, governadores, deputados federais e estaduais, os mandatos seriam de seis anos em 2018.

Para o senado, em 2018, seriam duas vagas imediatas: os mais votados preencheriam 2/3 do Senado (54 senadores), com mandato de seis anos. Para o cumprimento da norma constitucional segundo a qual cada Estado é representado por 3 senadores, a fração de 1/3 cujo mandato termina em 2022, seria preenchida pelo terceiro mais votado nas eleições de 2018, que teria um mandato tampão de 2 anos.


A posposta diz ainda que a coincidência das eleições aconteceria em 2024, quando os cargos eletivos em disputa (presidente, governadores, deputados federais e estaduais, prefeitos e vereadores) seriam eleitos para um mandato de seis anos. Para o senador Valadares, pregar a coincidência das eleições para 2022 é agir com pressa. “Melhor seria em 2024, com mandato de seis anos para todos os cargos eletivos, como acontece em várias democracias do mundo”, defende ele.

 

MÃO AMIGA


A Prefeitura de Neópolis, através da Secretaria de Assistência Social e Trabalho e em parceria com a Seides, está trazendo mais uma vez o Programa de Transferência de Renda e Geração de Cidadania "Mão Amiga", que garante a subsistência dos trabalhadores rurais. Na sexta-feira (15), houve um encontro no Cras de Neópolis para explanar as principais questões que envolvem o programa. O auditório estava lotado de agricultores e contou com a presença do prefeito municipal, Amintas Diniz.


VISITA


O prefeito de Salgado, Duílio Siqueira, esteve em reunião com o secretário de Estado da Educação, Jorge Carvalho, quando fez algumas reivindicações para o município; todas relacionadas à melhoria do ensino público. Além disso, o gestor aproveitou para agradecer ao secretário a implantação do programa Pré-Universitário, que irá atender a região Centro-Sul do Estado, fruto da parceria entre o governo Estadual e a Prefeitura de Salgado. São 100 vagas ofertadas para estudantes do município e região.