Conferência Municipal de Saúde de Santo Amaro reúne cerca de 500 pessoas

15/07/2015 às
465 usuários do SUS participaram da Conferência

Com o tema "Saúde Pública de Qualidade para Cuidar Bem das Pessoas - Direito do Povo Brasileiro", a Prefeitura de Santo Amaro das Brotas através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na última segunda-feira, 13, a II Conferência Municipal de Saúde, no Colégio Estadual Professor Rogaciano Magno Leão Brasil.

 

Com o objetivo de analisar a situação da saúde e estabelecer diretrizes para indicar caminhos e as necessidades expressas pela população, cerca de 500 moradores da cidade e povoados participaram do evento que contou com palestras de membros do Conselho Estadual de Saúde e peças teatrais que demonstravam a importância do Sistema Único de Saúde (SUS).

 

No início da manhã foram realizados os credenciamentos, em seguida a Plenária foi aberta com a leitura e aprovação do regulamento pelo presidente do Conselho Municipal de Saúde, Luiz Carlos Lima. O vice-presidente do Conselho Estadual de Saúde (CES), Eduardo Ramos Gomes, deu início das palestras do dia com "Saúde Pública de Qualidade para Cuidar Bem das Pessoas - Direito do Povo Brasileiro" e “Participação Social”. A segunda palestra foi ministrada pelo presidente do CES, João Francisco dos Santos, que falou sobre temas relacionados ao SUS.  No período da tarde foram divididos os eixos para discussões das temáticas abordadas.

 

Por uma saúde melhor

 

Em seu discurso, o prefeito Luis Herman (Chileno) destacou que o município trabalha acima dos 15% estabelecidos pelo Governo Federal. “A saúde é o bem mais importante que temos na vida, porque sem ela nós não somos ninguém. É a área que mais se precisa investir. Eu acredito que logo Santo Amaro vai poder ter uma saúde de qualidade, como o povo santo amarense merece”, destacou o prefeito.

 

Chileno completa dizendo que a saúde de Santo Amaro passou por uma transformação e que os avanços já foram comprovados pelos usuários. “Hoje nós temos nove carros que atendem o povo de Santo Amaro, temos quatro médicos maravilhosos do programa Mais Médicos que fazem atendimento 24h por dia, os atendimentos de fisioterapia agora são aqui na cidade. Dentre os nossos serviços, temos marcação de exames dos mais variados, atendimento domiciliar, entre outros. Houve uma transformação e o mais importante está acontecendo, a satisfação do povo”, ressalta.

 

A secretária Municipal de Saúde, Simone Santana, diz que as diretrizes escolhidas serão levadas para a Conferência Nacional em Brasília. “A importância é que o povo veio participar e reivindicar os seus direitos que serão levados para Brasília. Quem está aqui é a população, são os usuários do Sistema Único de Saúde, isso também é muito importante, pois estão aqui para visualizar e representar o SUS. Tivemos os eixos, onde foram divididas as salas, foram discutidos e escolhidos os delegados, depois houve a plenária e decidimos o que será levado pra Brasília”, enfatizou a secretária.

 

O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Luiz Carlos Lima, diz que a participação da população foi muito importante para entenderem qual o papel do SUS para a sociedade. “Especificamente para o município de Santo Amaro das Brotas é entender que esta cidade é carente de recursos, porque os recursos vindos do Governo Federal estão agregados principalmente ao censo do IBGE e como nós somos uma população de 11.500, os nossos recursos só dão para atender as necessidades básicas do município”, explicou o conselheiro.

 

“Aquilo que se trata de emergência ou urgência nós não temos a competência para fazer, esses atendimentos são feitos em Nossa Senhora do Socorro, que é responsável pela regional, ou em Aracaju. É importante as pessoas darem a sua voz e o seu voto na escolha dos quatro delegados que vão representar o município na 6ª Conferência Estadual e que estarão representando, também, o município na 15ª Conferência Nacional de Saúde que vai ocorrer em dezembro, em Brasília”, finalizou Luiz Carlos.

 

Profissionais satisfeitos

 

Para os profissionais da Saúde do município, o evento ajuda a esclarecer as dúvidas da população, principalmente referente ao Sistema Único de Saúde. “Esse evento é muito importantes para todos, como uma forma de aproximar a população aos profissionais, divulgar informações a respeito do SUS. Contribui para melhoria e colabora para uma qualidade ao cuidado”, disse a enfermeira Regina Dantas.

 

Já para a enfermeira Antonella Varella, o evento dá uma maior importância aos profissionais e usuários. “É uma abertura pra gente ouvir as dificuldades da população, as críticas, os elogios, isso é importante pra gente. E para os profissionais também, porque podemos reivindicar o que é preciso melhorar no nosso processo de trabalho”, destacou Antonella.