DIVIDIR PARA NÃO PERDER
Uma disputa financeira tem provocado entendimentos e reações políticas equivocadas nos municípios de Pacatuba e Pirambu. O fato é motivado por um valor significativo, fruto da exploração do Petróleo na região entre as duas cidades, que se encontra sem o seu verdadeiro destino.
De maneira diplomática, com a preocupação de que esse valor retido não tome o destino de nenhuma das cidades, os prefeitos Alexandre Martins (Pacatuba) e Hélio Martins (Pirambu) decidiram pela partilha do montante existente, considerando que o litígio tem causado prejuízos para os seus munícipes, que aguardam há décadas por benefícios em investimentos frutos desses recursos.
O valor retido que pode ser repartido entre as cidades gira em torno de R$ 113 milhões. Valor que resultará numa importante injeção recursos para os municípios que, assim como a maioria das cidades brasileiras, enfrentam uma crise financeira.
O processo, que se arrasta por quinze anos e pode levar mais quinze, já contém laudos que atestam a inconsistência da precisão dos limites entre os dois municípios, o que mantém retido esse valor até o veredito. Outro ponto discutido é a possibilidade de uma decisão que não favoreça nenhum dos municípios, deixando de receber aquilo que até agora não pertence a nenhum dos dois.
Diante dessas incertezas os prefeitos caminham para uma divisão igualitária, o que não impedirá que os seus limites continuem sendo analisados.
O prefeito de Pacatuba, Alexandre Martins, já recebeu da Câmara de Vereadores do município a autorização para negociar um entendimento com Hélio Martins, gestor de Pirambu. A negociação busca acelerar a inserção desse montante aos cofres públicos.
As questões políticas estimuladas por grupos opositores nessas cidades são descabidas, uma vez que, nem Pacatuba e nem Pirambu têm a convicção de que possam sair vencedores nesse processo, abocanhando todo valor. Sendo assim, é necessário deixar a emoção de lado e compreender que é preciso dividir para não perder.
MAIS EFICIÊNCIA
Pacatuba realizou na manhã dessa segunda-feira (06) o Encontro Permanente com os Agentes Comunitários. A ação parte da Secretaria Municipal de Saúde, através do serviço de Atenção Básica, e tem o objetivo de fortalecer a Rede Sócio Assistencial do Município. Com a participação das equipes da coordenação da Atenção Básica, Centro de Assistência Psicossocial (Caps), Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e Conselho Tutelar, o debate abordou quais meios utilizar para identificar os grupos vulneráveis e como proceder de forma mais dinâmica para oferecer um serviço com mais qualidade e eficiência em toda rede envolvida.
MAIS OBRAS
Na próxima quinta-feira (09), o município de Laranjeiras será contemplando com novas obras. No Bairro Bom Jesus, o prefeito Juca de Bala vai assinar ordem de serviço para a construção de um PEC e lançar o programa Minha Rua de Cara Nova. Na Várzea, ele também autoriza a construção de um PEC. Já na Praça da Fonte Luminosa, o gestor assina ordem de serviço para a reforma do clube e a restauração da Casa do Folclore. As solenidades serão iniciadas às 14h.











