Educação de Santo Amaro finaliza mais uma etapa para a construção do PME

05/06/2015 às

Dando continuidade ao processo de elaboração do Plano Municipal de Educação (PME), a Prefeitura de Santo Amaro das Brotas através de sua Secretaria de Educação, realizou na manhã da última quarta-feira, 03, a primeira Conferência Municipal de Educação, com o objetivo de fazer a votação das metas e estratégias elaboradas pelo Fórum, que aconteceu no dia 30 de abril.

 

O prefeito Luis Herman (Chileno) diz que a ação é uma forma de modernizar a educação do município. “Isso dá uma visão ampla a uma educação renovada que há muitos anos não tem um processo como esse. São sempre as mesmas metas e estratégias. Com esse novo Plano, que prevê dez anos, nós vamos ter uma mudança muito melhor para o povo, para os estudantes e pedagogos. Hoje está sendo discutido o que foi elaborado, apresentado a população e aos professores pra poder fazer as revisões necessárias e enviar para o legislativo o mais rápido possível”, destaca Chileno.

 

Segundo a secretária de Educação do município, Nidia Kelly de Lima, toda a sociedade civil organizada teve participação na execução do PME. “Todos contribuíram para debater as estratégias e as metas. Nós adequamos o Plano Municipal e todas as metas nacionais à realidade do município. Então, o PME foi executado com bastante cuidado, porque temos objetivos voltados à melhoria da estrutura física das escolas e outras ações importantes”, explicou.

 

Nidia afirma que para a elaboração do PME foram realizadas várias pesquisas de extrema importância, além de readequar as metas e estratégias às leis, como a LDB e LDBEN. “Hoje, como nós já concluímos, vamos fazer o processo de votação. Cada oficina que foi designada, que são cinco, está relacionada às metas do plano, nessas oficinas eles terão oportunidade de estudar esse plano e aprová-lo”, afirmou a secretária.

 

Após a finalização das votações e aprovações de todas as metas, o PME será encaminhado para a Câmara de Vereadores, que tem até o dia 24 de junho para aprová-lo. “Todas essas metas e estratégias foram elaboradas pelo Fórum constituído aqui no município”, finaliza Nidia.

 

O professor e diretor da Escola Municipal vice-governador Benedito Figueiredo, Carlos Herick, explica que a conferência é um resultado do Plano Nacional de Educação que está sendo previsto para os próximos dez anos. “É de fundamental importância que toda comunidade escolar e população como um todo participem no sentido de propor ações que realmente facilitem o ensino e aprendizagem e valorizem as categorias trabalhistas, sejam funcionários de apoio ou professores, que deem incentivo às escolas e priorizem projetos que possam desenvolver no aluno a capacidade de ser construído um cidadão melhor e capaz de criticar, questionar e melhorar a sociedade”, disse Herick.