Em Divina Pastora, saúde elabora plano municipal
A secretaria municipal de Saúde de Divina Pastora, em audiência pública ocorrida na Câmara de Vereadores, elaborou o plano municipal de saúde para o período 2018-2020. Temáticas como: política local de gestão do SUS, atenção básica, urgência e emergência, atenção básica, urgência e emergência, política de assistência farmacêutica, controle de riscos e agravos prioritários, fortalecimento das participações das ações da comunidade.
A secretária de Saúde, Nara Silva, que dirigiu os trabalhos, salientou que temas que terão maior destaque no Plano são: ações relacionadas a saúde mental, e na saúde bucal na incidência de cáries e periodontal, redução da mortalidade infantil, diminuição de gestantes menores de 19 anos, ação integral para a saúde do homem, ações que controlem diabetes e hipertensão e as demais doenças não transmissíveis.
Representando o Conselho Municipal de Saúde, Lúcia Oliveira, destacou a importância de estar na elaboração do Plano e compromisso social que ele tem. “A saúde, apesar de ser muito criticada, ela funciona em Divina Pastora, e a gente tenta e consegue de certa forma, fazer um trabalho e se sentir digno. Vamos tentar, agora, elaborar um bom trabalho e a gente se responsabilizar de que está fazendo alguma coisa, não só por nós, mas para uma população que precisa da gente”.
Abertura da audiência
O prefeito Dr Sylvio Cardoso, que fez a abertura da audiência, expressou o quanto é importante elaborar um plano bem feito. “Da mesma forma que é importante a participação da comunidade, dos usuários, dos representantes civis, dos vereadores. Nós não temos um vereador aqui presente. Como elaborar um plano sem a presença de representantes do legislativo e demais representantes? A população, os usuários do serviço municipal de saúde, precisam se interessar em construir juntos as políticas públicas que são voltadas pra ela mesma. Esse auditório deveria está cheio. Pra um evento que foi amplamente divulgado, considerando que as ações de saúde são de extrema importância para todos, deveria ter uma melhor participação. Reclamar e criticar é muito fácil. Tem que haver participação”, pontuou o prefeito.
