Fiscalização e canal para denúncia visam impedir infrações contra o meio ambiente em São Cristóvão

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (Semap) tem realizado vistorias em todo município de São Cristóvão com o intuito de fiscalizar as possíveis irregularidades que estejam causando danos ao meio ambiente. Somente em 2019 foram realizadas 200 notificações, e para auxiliar nesse processo, o órgão municipal disponibiliza um canal para que a população possa fazer as denúncias.
“A Semap disponibiliza o contato (79) 99802-7403 para que a população faça essas denúncias. Quando recebemos essa informação, nossas equipes se dirigem ao local, verificam se a informação procede e posteriormente realizamos a vistoria e notificação caso necessário. Esse contato funciona também como whatsapp e serve para atender as outras demandas da secretaria”, explicou a diretora de meio ambiente da Semap, Ana Carla Santos.
A diretora explicou ainda como os casos são analisados pela secretaria. “Qualquer empreendimento que tenha impacto ambiental ou área que esteja funcionando de maneira irregular pode ser vistoriada e possivelmente notificada. Nós fazemos a análise da situação, fazemos a orientação ao proprietário do local e caso ele não atenda nós tomamos outras medidas até a situação ser regularizada”, informou.
Segundo Ana Carla, a política de atuação da Semap funciona também para casos de terrenos baldios. “Quando vistoriamos um terreno que está com aterramento e não possui autorização da Prefeitura nós buscamos identificar o dono do local, emitimos uma notificação para que seja regularizado. Nosso objetivo não é prejudicar a população, é regularizar qualquer atividade que venha gerar impacto ambiental para que a nossa cidade não sofra com ações que não sejam ambientalmente corretas”, destacou.
O serviço da Semap funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, e as vistorias ocorrem de acordo com as demandas que chegam até a secretaria. Além disso, a população também pode buscar os serviços do órgão no Paço Municipal, Praça São Francisco.
Fonte: Prefeitura de São Cristóvão











