IV Conferência Territorial de Políticas para as Mulheres da Grande Aracaju é realizada em São Cristóvão
Na manhã desta sexta-feira, 18, o auditório da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e do Trabalho (Sedest) ficou lotado durante a realização da IV Conferência Territorial de Políticas para as Mulheres da Grande Aracaju. Na oportunidade representantes dos municípios de Barra dos Coqueiros, Itaporanga D’ajuda, Laranjeiras, Maruim, Nossa Senhora do Socorro, Riachuelo e Santo Amaro das Brotas, se reuniram para debater o tema “Mais participação e poder para as mulheres”, que tem como principal objetivo estimular a participação feminina no meio político e a igualdade de gênero, na perspectiva do fortalecimento da autonomia econômica, social, cultural das cidadãs.
A mesa de discussões foi composta pela secretária da Sedest, Madalena Goes, o prefeito Jorjão e pelas representantes de várias entidades de representação feminina no Estado. O prefeito aproveitou a oportunidade para reafirmar o interesse da gestão municipal em reativar o Conselho dos Direitos da Mulher (COMDIM) em São Cristóvão. “Acredito que ele seja uma importante ferramenta de atenção para as mulheres no âmbito municipal, pois será o órgão intermediador junto às secretarias para viabilizar os benefícios que elas necessitam em vários seguimentos, como a saúde, educação, segurança e política. Vamos averiguar quais os requisitos precisam ser atendidos para que o conselho volte a atuar e para que isso seja feito o quanto antes”, declara Jorjão.
A presidente Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) e integrante da comissão organizadora da conferência, Gilvânia de Souza, lembra que São Cristóvão foi o segundo município sergipano a instaurar uma sede do COMDIM em seu território e entre as principais ações desenvolvidas estava a conscientização da comunidade a fim de reduzir a violência contra a mulher. “As políticas públicas em favor das mulheres sempre foram uma prioridade para o município, mas enfrentamos alguns problemas nos últimos anos e os trabalhos precisaram ser interrompidos. Agora, depois da participação do Prefeito Jorjão na nossa conferência, pudemos perceber que ele fará todo o possível para reestabelecer o conselho na nossa cidade novamente”.
Para a coordenadora estadual de políticas públicas para as mulheres, Claudia Pereira, as conferências e a instalação dos conselhos são vitais para destacar a importância e o papel da mulher na sociedade.
“Temos 75 municípios e apenas 30 coordenadorias de mulheres no Estado. Nesse mesmo sentido temos apenas sete Centros de Referência da Mulher, para atender as vítimas de violência, o que prova a necessidade de Sergipe, como um todo, em investir na promoção de políticas públicas para amparar as sergipanas em todos os âmbitos. Queremos com essas ações incentivar a autonomia das mulheres, por isso estamos lutando para sensibilizar os gestores dos municípios que ainda não possuem sede do COMDIM, ou onde a atuação deles está morna. Ficamos extremamente satisfeitas em ver o Prefeito Jorjão participando da nossa conferência, pois foi a oportunidade que tivemos de mostrar a ele que a cidade precisa retomar as atividades da sua coordenadoria de mulheres”, afirma.
Vale destacar ainda a importância dos conselhos, junto as secretarias municipais, na apresentação de projetos e soluções para melhorias na qualidade de vida pensadas exclusivamente para as mulheres. “Esse trabalho conjunto com as secretarias facilita a participação e a abertura de portas, através das quais conseguimos garantir mais educação e saúde, por exemplo, para as mulheres, pois é sabido que nós precisamos de tratamentos e cuidados específicos nesses segmentos. Com a reinstalação do conselho vamos procurar os secretários para debater essas questões, mas de imediato já ficamos extremamente felizes em ver a participação e colaboração do prefeito, pois ele provou que se importa com essas questões e está comprometido com a resolução delas”, comemora a presidente do COMDIM do município de Laranjeiras, Tatiane Borges.
Mas os conselhos possuem muitos outros objetivos e diretrizes de atuação nos municípios. Um deles é o incentivo da participação feminina no meio político. “O nosso tema busca fazer uma reflexão sobre a importância de estimular a participação das mulheres nos cargos de poder e nas ruas, onde suas vozes poderão ganhar força e ser ouvidas. Lugar de mulher não é na pia ou no fogão, é onde ela quiser. O lugar delas é nas câmaras de vereadores, na prefeitura, na presidência, à frente das decisões do nosso País promovendo mudanças significativas em prol da maioria. Somos 52% da população brasileira, elegemos nossos representantes e, no entanto temas apenas 9% de representatividade no cenário político nacional. Isso precisa mudar e através dos trabalhos dos conselho poderemos estimular isso”, acredita a palestrante Maria Teles.
Segue link para download de fotos do evento: http://migre.me/ryBpJ











