Japaratuba: Prefeitura e Sebrae ofertam curso de Compras Governamentais
14/08/2014 às
Foto divulgação/ Ascom
Dando continuidade ao trabalho de capacitação dos servidores municipais, a Prefeitura de Japaratuba, distante 54 km de Aracaju, através da Secretaria de Administração, ofertou um curso sobre Compras Governamentais. A ação foi realizada em parceria com o Sebrae e destinou-se aos profissionais dos setores de licitação, compras, e representantes de todas as secretarias.
O curso ocorreu durante três dias na Câmara Municipal de Vereadores e contou a presença de aproximadamente 33 participantes. De acordo com a coordenadora dos Agentes de Desenvolvimento de Japaratuba, Mariana Almeida, o preparatório visou orientar os servidores do município quanto aos procedimentos de compras e licitações na administração pública, reduzindo riscos nos processos.
“A capacitação teve como objetivo oferecer uma série de informações relacionadas à maneira como a Prefeitura deve fazer suas compras, os pedidos. Para esse entendimento, o Sebrae trouxe ao município um conteúdo baseado em diferentes módulos, que trataram dos principais elementos de uma licitação e foram apresentados pelos especialistas e consultores do Sebrae, Luiz Bispo e José Ramalho Neto”, explicou a coordenadora acompanhada dos agentes, Roziene Santos e Thiago Almeida.
Segundo o secretário de Administração de Japaratuba, Antonio Carlos Mota, o curso obteve resultados positivos. “Até porque ele foi dirigido aos nossos servidores numa forma de capacitá-los para comprar melhor. A administração pública, no caso a Prefeitura, compra muita coisa, além de bem material permanente, compra serviços e isso implica em a gente melhorar o processo. A Prefeitura de Japaratuba tem mantido uma parceria positiva com o Sebrae, e este é mais um exemplo”, salientou o secretário.
Para Antonio Carlos, com o preparatório, os procedimentos licitatórios da gestão serão aprimorados “Por várias vezes o Tribunal de Contas tem orientado para que a gente melhore os nossos procedimentos, para que não haja problemas futuros na prestação de contas, na conferência de documentação, então, esse curso foi muito proveitoso porque nós ofertamos para todas as secretarias”, disse continuando.
“Acredito que o sucesso se dê, inclusive pela participação efetiva de boa parte das secretarias, especialmente das pessoas que trabalham com isso na Administração, o pessoal que faz licitações, do almoxarifado, que confere material e as pessoas que fazem orçamentos para comprar. Entendo ser extremamente importante e espero que a gente continue fazendo esse tipo de capacitação para os nossos servidores”, destacou.
Compartilhando da mesma opinião, o prefeito de Japaratuba, Hélio Sobral Leite, enfatizou que a capacitação mostrou a necessidade de preparação de todas as secretarias para as compras governamentais. “É na origem do pedido de compras que tudo se define, afinal, quem sabe exatamente o que se está precisando são as secretarias, então, quando esse pedido chega para o setor de Administração fazer o processo de compra, envolvendo quer uma despensa ou um processo de licitação, é preciso que este pedido esteja bem fundamentado, correto com a descrição do material dos serviços de forma que não possa ter erro”, pontuou o gestor.
