Sergipe registra 60 mortes por síndrome respiratória aguda grave

11/07/2025 às 09:57:53
Foto: SES

Sergipe já registrou 60 mortes por Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAG) em 2025. Os dados são da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e referem-se ao período de janeiro até o dia 5 de julho. Do total de óbitos, 13 foram provocados pela Covid-19.

O número é maior do que o registrado em 2024, quando 48 pessoas morreram em decorrência de SRAG, sendo oito delas por Covid-19. A elevação dos casos acende um alerta, sobretudo entre os grupos mais vulneráveis, como crianças pequenas e idosos.

Segundo o diretor de Vigilância em Saúde da SES, Marco Aurélio Góes, os casos graves estão concentrados principalmente em pessoas com mais de 60 anos e em crianças com menos de cinco anos, especialmente as com até dois anos e meio de idade.

“A SRAG ainda preocupa, principalmente entre os grupos mais vulneráveis. Observamos uma maior concentração de casos em pessoas acima dos 60 anos e em crianças com menos de cinco anos, especialmente com até dois anos e meio. Além disso, há registro de casos em outras faixas etárias, como adolescentes e adultos. O cenário é agravado pela circulação de diversos vírus respiratórios” explicou.

Além da Covid-19, o cenário epidemiológico inclui a presença de outros agentes causadores, como o vírus sincicial respiratório (VSR), que acomete principalmente as crianças, o vírus influenza (gripe) e infecções bacterianas que podem agravar os quadros respiratórios.

“Atualmente, temos a circulação simultânea de seis tipos de vírus respiratórios. Isso aumenta o risco de infecções sequenciais, mesmo em pessoas vacinadas. É comum, por exemplo, que alguém protegido contra a Covid-19 contraia outro vírus respiratório” completou Marco Aurélio.

A SES reforça a importância da vacinação e da adoção de medidas preventivas, como a higienização das mãos e o uso de máscaras em ambientes com aglomeração, especialmente para quem apresenta sintomas gripais ou pertence aos grupos de risco.

 

por João Paulo Schneider - Portal Infonet