ITPS orienta consumidores sobre compra de alimentos para as ceias de fim de ano

Neste fim de ano, além da escolha dos presentes, os consumidores devem redobrar a atenção na hora da compra dos itens para as ceias de Natal e Ano Novo. Um dos principais cuidados diz respeito à quantidade efetivamente vendida, que deve estar informada de forma clara e correta na embalagem dos produtos. Para ajudar a população, o Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS), órgão delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), orienta sobre esses cuidados.
De acordo com o diretor-presidente do ITPS, Kaká Andrade, no caso dos pescados congelados, a informação do peso líquido deve corresponder apenas ao produto, sem considerar a embalagem e a camada externa de gelo. “O peso líquido precisa estar indicado na rotulagem, mas não pode incluir o gelo, que é utilizado para conservação. O fornecedor pode usar a quantidade de gelo que achar necessária, porém, após o descongelamento, o pescado deve ter exatamente o peso informado na embalagem”, explica.
O diretor-presidente também alerta para a atenção na compra de aves e suínos congelados, como pernil, peru e chester, bastante procurados nesta época. Segundo ele, esses produtos devem estar devidamente etiquetados nas prateleiras dos supermercados, com a indicação correta do peso líquido, que corresponde apenas à quantidade real do alimento, descontando a embalagem.
Outro ponto destacado pelo instituto são os produtos etiquetados pelo próprio estabelecimento comercial, comuns no período festivo, como frutas desidratadas, nozes, castanhas e bacalhau seco. Panetones, espumantes, vinhos e chocolates, que também têm grande demanda, devem apresentar a quantidade comercializada de forma clara, sempre desconsiderando o peso da embalagem.
Kaká Andrade ressalta, ainda, a importância de observar produtos comercializados em conserva ou imersos em líquidos. “Itens como sardinha e ervilha em lata, palmito em conserva e frutas ou doces em calda devem apresentar duas informações: o peso líquido, que representa o produto mais o líquido, e o peso drenado, que corresponde apenas ao alimento”, completa.
Além dos cuidados com a rotulagem, o ITPS chama a atenção para o uso correto das balanças no comércio varejista. Segundo o diretor-presidente, ainda é comum encontrar balanças irregulares, conhecidas como “balanças piratas”, cujos modelos não passaram por testes do Inmetro, podendo apresentar erros de pesagem que prejudicam consumidores e comerciantes. A orientação é que o consumidor acompanhe todo o processo de pesagem. “Antes de iniciar, a balança deve estar zerada, instalada em local visível e conter a etiqueta de verificação subsequente referente ao ano vigente, com o selo do Inmetro, fixada nas laterais do equipamento”, destaca.
Como fazer denúncias e tirar dúvidas
Consumidores que desejarem denunciar irregularidades ou esclarecer dúvidas podem entrar em contato com a Ouvidoria do ITPS pelo telefone (79) 3198-8822 ou pelo e-mail ouvidoria@itps.se.gov.br. O atendimento presencial também está disponível na sede do ITPS, localizada na Rua Campo do Brito, 371, bairro 13 de Julho, Aracaju.
Fonte: ITPS













