Japaratubenses debatem saúde pública em conferência
A Prefeitura de Japaratuba, distante 54 km de Aracaju, através da Secretaria de Saúde, realizou na última terça-feira (7), sua conferência municipal. Com o tema “Saúde Pública de qualidade para cuidar das pessoas”, o evento chegou a terceira edição reunindo membros do setor de Saúde, representantes dos conselhos e da sociedade civil organizada, além de secretários e vereadores para debater a temática e apontar ações para melhoria dos serviços.
O evento de iniciou às 8h, na Câmara Municipal de Vereadores, com a diretora da Clínica de Saúde da Família, Juscélia dos Santos, desejando boas-vindas aos participantes e destacando a importância da etapa municipal. “Neste dia culminamos os trabalhos que foram realizados há alguns meses nos povoados, durante as pré-conferências. Elegemos 48 delegados e ouvimos todos os anseios das comunidades para que, nesta oportunidade, pudéssemos selecionar as propostas que serão encaminhadas para a Estadual”, destacou.
A diretora da unidade de Saúde aproveitou a oportunidade para agradecer a todos os profissionais do setor pelos esforços prestados nos últimos meses. “A coesão desta equipe foi fundamental no período de crise. Passamos por momentos em que a ajuda de todos, que se uniram em prol de um único ideal foi de fundamental importância. E é assim, na minha visão, que se faz uma Saúde eficaz. Parabéns a vocês pela dedicação a este setor essencial”, cumprimentou Juscélia.
Compartilhando da mesma opinião, o presidente da Casa Legislativa, Luciano Acciole, enfatizou que a realização de uma conferência em um momento de desafios fortalece o setor. “ O Conselho Municipal de Saúde e outros membros da pasta visitaram os povoados para ouvir a população em uma fase adversa, e ainda assim, assumiram a responsabilidade de discutir todos esses eixos. O resultado é a escolha de 48 delegados que chegam a etapa municipal para debater os pontos com firmeza”, enfatizou Luciano, continuando.
“Essa conferência, para mim, coroa um novo momento da Saúde, com uma base reforçada por um novo secretário, que já conhece as minúcias do ambiente que está gerenciando. Sem contar que Waltinho possui uma equipe fortalecida com profissionais como Delba, Juscélia e com a participação de japaratubenses como seu Gilberto, que é peça fundamental em um conselho, na qual tem sido fator decisivo na nossa saúde nos últimos sete, oito anos, inclusive, na hora de dar o direito da sociedade participar”, evidenciou o presidente da Câmara.
Dever – Na sequência, o secretário de Saúde de Japaratuba, Waltinho Hora, enfatizou que a conferência municipal é o principal evento do setor. “Um espaço brilhante, na medida em que vai até a sociedade. Vejo a Saúde como um trabalhador, então, acredito que é com trabalhadores e para os trabalhadores que a política de saúde é sustentada. A saúde precisa ser entendida como uma ação que é direito do cidadão e dever do Estado. O poder público tem por obrigatoriedade oferecer serviços de qualidade à população. Já ela, além de receber, tem o direito de cobrar melhorias”, salientou.
Representando o prefeito, Hélio Sobral Leite, a chefe de Gabinete e secretária de Meio Ambiente, Maria Luiza Omena, ressaltou a conferência é um dia de participação social. “E não temos como tratar dessa participação sem a presença efetiva dos beneficiados. Em nome do prefeito, desejo que possamos chegar às 18h com propostas realmente possíveis de se colocar em prática, porque enquanto representantes do município estamos contribuindo para a Política Nacional de Saúde”, pontuou.
Logo após, os conferencistas abriram os debates acerca do tema, analisando as prioridades locais. Antes de finalizar o evento os participantes escolheram as propostas que serão levadas para a Conferência Estadual de Saúde e elegeram os membros que representarão o município na próxima etapa.
