Jovens de Dores buscam Defensoria para ter acesso a tratamento de saúde
O caso de dois moradores da cidade de Nossa Senhora das Dores, que estão com dificuldade de ter acesso ao tratamento de saúde, foi parar na Defensoria Pública de Sergipe. Ambos foram encaminhados pelo deputado estadual Gilmar Carvalho, que vem acompanhando de perto o drama dos jovens Raoni Conceição e Romário Santos. Eles enfrentam dificuldades para realizar procedimentos médicos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
A reunião foi conduzida pelo defensor público geral, Jesus Lacerda, e contou com a presença do defensor público e coordenador do Núcleo da Saúde, Saulo Lamartine. “Esses jovens chegaram até mim e relataram sua história de luta para conseguir um tratamento junto ao SUS. Raoni padece com uma bactéria na perna e Romário possui um problema de má formação, ambos estão penando em busca do direito à saúde. Não podemos permitir que estes casos permaneçam sem solução. É preciso pôr um fim ao sofrimento dessas pessoas ”, frisou Gilmar, ao relatar a situação dos pacientes.
O defensor público geral ressaltou que o órgão tem trabalhado para solucionar os problemas de acesso aos serviços de saúde através da via administrativa ou judicialmente. “Mais 50% dos conflitos são resolvidos por medida administrativa, mas quando o procedimento não é coberto pelo SUS, a Defensoria se encarrega de entrar com uma ação judicial para assegurar o tratamento.
O Judiciário, por sua vez, tem analisado com muita humanidade os casos e concedido liminares e sentenças favoráveis”, pontuou Jesus Lacerda,.
Após ouvir atentamente os casos, o coordenador do Núcleo da Saúde destacou que os quadros são bem distintos e exigem medidas diferenciadas. “O procedimento pleiteado por Romário é, parcialmente, oferecido pelo SUS, mas o insumo principal para execução da cirurgia não é. Por este motivo, ingressaremos com uma ação judicial para buscarmos uma liminar junto à Justiça estadual e, assim, garantir a realização do procedimento. Já Raoni será encaminhando para avaliação de infectologista que irá diagnosticar o tratamento adequado e, partir daí, adotaremos as medidas cabíveis”, explicou Saulo Lamartine.
ESPERANÇA
Com 27 anos de idade, Raoni Conceição trava há 11 anos uma batalha contra a Osteomielite, uma inflamação nos ossos causada por infecção bacteriana, que necessita de tratamento à base de antibiótico e até mesmo cirurgia. “Perdi minha juventude praticamente toda em virtude desta doença”, lamentou. “Saio daqui com a esperança encontrar uma saída para esse sofrimento. Espero, no futuro, poder agradecer a todos por ter conseguido atendimento médico”, destacou Romário Santos.













