Luciano Bispo defende parlamento mais coeso para buscar mudanças

15/06/2015 às
Foto: Luciana Botto

Maior encontro de parlamentares da América Latina, a 19ª Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais, realizada pela União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (UNALE) nos dias 10, 11 e 12 de junho, em Vitória (ES), teve ampla participação de deputados de Sergipe. O presidente da Assembleia do Estado, deputado estadual Luciano Bispo (PMDB), defendeu durante a conferência maior coesão dos parlamentos para poder cobrar as reformas que o país precisa e garantir o direito do deputado legislar.

Luciano Bispo disse que os legislativos estaduais enfrentam um processo de desgaste que precisa ser combatido. "Vimos que em todo o país a mídia está concentrada contra os legislativos, vimos o Ministério Público  entrando dentro da Assembleia ao bel prazer e o que vamos fazer? Vamos discutir e ir ao Conselho Nacional do Ministério Público indagar sobre as intenções, perguntar o que está havendo", afirmou o presidente da Alese. O deputado disse que sem união o parlamento perde força política. "Nós que representamos o povo brasileiro não estamos unidos, onde vamos parar? Vamos só tomar 'porrada'".

"Minha origem é como prefeito e sempre ouvi a afirmação de que os prefeitos são desunidos. Deputados são mais desunidos. Estive no encontro da Unale e lamento que tenham vindo apenas cinco presidentes de Assembleia para a reunião. Se tivéssemos que eleger o presidente da Federação das Assembleias Legislativas do país não tinha quórum sequer para formar a mesa", comentou Bispo, que espera uma maior participação dos deputados na tarefa de defender o parlamento e os direitos dos deputados, que têm sido reduzidos.

O encontro da Unale contou a presença do ministro das Cidades, Gilberto Kassab; do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Marco Aurélio Mello; do ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro; do ministro da Aviação Civil, Eliseu Padilha; do ministro dos Transportes, Antônio Carlos Rodrigues, e do ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga. O evento teve como tema: “Mudanças globais e os Novos Rumos”. Também foram debatidos temas como: Ética e a segurança jurídica, os desafios do desenvolvimento no Brasil em 2015, sustentabilidade, infraestrutura de logística no Brasil, além de uma análise do cenário político e econômico do país e o debate sobre a Reforma Política e o Pacto Federativo.