Manifesto de professores ameaça impedimento de entrada de novos alunos
14/08/2014 às
Foto divulgação/ Portal Lagartense
Confira abaixo manifesto redigido pelos professores da Universidade Federal de Sergipe (UFS) em Lagarto sobre a situação da em que se encontra o campus. Leia:
Nós, professores do Campus Prof. Antonio Garcia Filho, com o objetivo de assegurar a qualidade de ensino dos discentes do referido campus e para cumprir com o papel educativo atribuído a nós, responsáveis pela formação de cidadãos qualificados para lidar com a saúde da população, solicitamos às instâncias superiores que reflitam sobre o modo como o Campus está organizado e as condições para se realizar ensino, pesquisa e extensão na atual conjuntura. É de suma importância que tal reflexão seja realizada com um olhar no futuro, não tão distante.
Atualmente, são inúmeras dificuldades encontradas pelo professor para formar esse profissional devidamente capacitado como, por exemplo, escassez de livros e espaço para estudos na biblioteca, ausência de materiais para aulas práticas, carência de profissionais atuando na rede que possam nos auxiliar na preceptoria de estágios, inadequada infraestrutura de locais de prática e estágios, entre outros entraves educacionais (ver quadro 1).
A entrada de 410 discentes por ano irá refletir num aumento da demanda em cada um destes componentes imprescindíveis para uma educação de qualidade aos nossos discentes e o que nos preocupa é como vamos garantir essa qualificação diante de tantos entraves. Pensamos que é hora de parar não só para refletir, mas, principalmente, agir em busca de mudanças urgentes favoráveis ao ensino-aprendizado com excelência.
Caso as reivindicações solicitadas pelos docentes da UFS-campus Lagarto não sejam atendidas, não será possível a entrada de novos estudantes no ano letivo de 2015 visto que os alunos que ingressaram no ano letivo de 2014 nem mesmo iniciaram suas atividades acadêmicas por razões já descritas Anteriormente.
Diante disto, a paralisação continua até que, minimamente, as reivindicações sejam atendidas para que possamos ministrar aulas de qualidade para nossos alunos.
Assembleia dos Professores do Campus Prof. Antonio Garcia Filho - jul/2014
