OPORTUNIDADE
“Mais importante que dá o peixe é ensinar a pescar”. Esse ditado popular se encaixa perfeitamente em uma das ações promovidas pela Prefeitura de Salgado. Trata-se da distribuição de casas de alvenaria pelo Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR), que deve beneficiar famílias de cerca de 15 povoados do município. No entanto, mais que conceder uma moradia digna para essas pessoas, o projeto quer ajudá-las a crescer de na sociedade.
Na semana passada, por exemplo, algumas famílias beneficiadas participaram da segunda reunião com a equipe técnica da Caixa Econômica Federal e da Secretaria de Assistência Social, onde debateram sobre a importância do projeto e participaram de um curso de artesanato. “Nossa intenção é que eles possam adquirir novos conhecimentos e, mais tarde, utilizem o que aprenderam para uma nova fonte de renda. Queremos dar oportunidade a essas famílias”, ressaltou a técnica social, Auxiliadora Carvalho.
Ainda segundo ela, o programa vai possibilitar novos cursos aos beneficiados, em diferentes áreas. Após a reunião, a equipe social realiza visita aos moradores para saber como anda a situação deles. Os povoados Canaã, Cipó Branco, Quebradas III, Nova Descoberta, Quebradas I, Cabral, Chã do Cabral, Tombo Gorete, Turma, Abóboras, Camboatã, Grotão, Lagoão e Matatas são os favorecidos com o projeto.
PREPARAÇÃO I
O tesoureiro da Fames, prefeito Christiano Beltrão, participou ontem (12) de um café da manhã com senadores e alguns líderes partidários, em Brasília. Ele fez parte de um grupo de prefeitos, liderados pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM), que apresentou aos parlamentares a Pauta Municipalista, com a posição da entidade sobre projetos em tramitação e algumas propostas sugeridas pelo movimento. Ficou definido que a Confederação fará uma pauta apenas com “ações emergenciais” para serem discutidas agora, de imediato. Uma pauta mais enxuta. A partir daí, a ideia é criar uma comissão mista (com deputados e senadores) para agilizar as questões no Senado. Os senadores presentes no café lembraram que essas questões estão mais avançadas na Câmara.
PREPARAÇÃO II
O grupo continuou no Senado, pois, pela tarde, eles foram recebidos pelo presidente da Casa, Rennan Calheiros (PMDB-AL), para uma discussão mais específica e pontal da pauta apresentada. As duas reuniões são preparatórias para a XVIII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, que será realizada entre os dias 25 e 28 de maio.











