Polícia prende advogado com carro roubado em Aracaju
O advogado Anderson de Souza Macedo foi preso e autuado em flagrante por crime de receptação. De acordo com informações do delegado Thiago Leandro, titular da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Veículo, o advogado foi localizado em Aracaju, conduzindo um veículo roubado no Rio de Janeiro e com placa clonada de um outro carro do mesmo modelo licenciado em Maceió, capital do Estado de Alagoas.
O delegado lavou o flagrante por crime de receptação, arbitrou fiança no valor de dois salários mínimos. Com este procedimento, o acusado foi contemplado com o direito de responder ao processo em liberdade. Conforme o delegado, o advogado conduzia uma Pajero TR4. Este veículo tem placa original LMC 2812, licença do Rio de Janeiro, que foi roubado em fevereiro deste ano naquela cidade. No momento em que foi apreendido, a Pajero apresentava placa clonada OXN 0129, licença de Maceió, que seria de um veículo do mesmo modelo.
As investigações da polícia em Sergipe começaram há cerca de uma semana quando os policiais civis e militares foram alertados para a possibilidade da placa OXN 0129/AL estar clonada. A informação veio do proprietário do veículo que originalmente recebeu esta placa do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) do Estado de Alagoas. Ele revelou à polícia que se sentia lesado por estar recebendo várias multas originadas de Aracaju.
Cheque
Segundo o delegado, a vítima teve certeza que a placa estaria clonada a partir da emissão de um cheque emitido pelo advogado [ou por alguém que estaria no veículo clonado] em favor de um posto de combustível em Aracaju. “Ele não detalhou que tipo de problema ocorreu com este cheque porque ele se ateve ao problema da placa clonada”, explica o delegado.
A partir deste contato com o proprietário do veículo que teve a placa clonada, os policiais sergipanos ficaram atentos e, na segunda-feira, 21, a equipe da Rádio Patrulha o localizou. Ao ser preso, o advogado revelou que teria comprado o veículo na certeza de que se tratava de um carro financiado e tinha a finalidade de buscar por meios judiciais a revisão dos valores da prestação. Há cerca de três anos, segundo o delegado, o mesmo advogado foi flagrado com um outro carro, modelo Corola, na mesma situação. Mas o delegado não soube informar detalhes sobre os desdobramentos deste processo.
A Ordem dos Advogados do Brasil em Sergipe (OAB/SE) acompanhou a prisão de Anderson Macedo. O presidente Carlos Augusto Monteiro está em viagem, mas os procedimentos foram acompanhados pela advogada Roseline Morais, secretária geral ajunta da entidade. “Acompanhamos sem emitir juízo de valor, como a OAB tem que acompanhar em caso de prisão de advogado”, ressaltou a advogada. “Comprovada a autoria do crime, a OAB abrirá um processo ético-disciplinar”, informou a secretária da entidade.











