Prefeitura de São Cristóvão e motoristas de táxis lotação se reúnem para reorganizar rotinas de trabalho no município
Preocupado com uma possível intervenção do Ministério Público Estadual (MPE) no trabalho executado pelos motoristas de táxi lotação do município de São Cristóvão o prefeito Jorjão convocou toda a categoria para uma sequência de três reuniões pontuais. A primeira delas foi realizada na tarde desta terça-feira, 15, na quadra de esportes de um colégio particular localizado no Conjunto Eduardo Gomes, e reuniu taxistas que fazem o serviço de lotação com os carros de bandeira vermelha, representantes do Sindicato dos Taxistas do Estado de Sergipe (Sintax), da sociedade civil, do legislativo e da administração municipal.
O objetivo dos encontros, que serão realizados até a próxima quinta-feira, 17, será conscientizar os profissionais quanto a impossibilidade de embarcar passageiros dentro do município de Aracaju. “Hoje temos 130 profissionais executando esse serviço em São Cristóvão, o que facilita o transporte da população até a capital e o município. Não podemos deixar que essa desobediência, quanto ao acordo firmado quando o sistema de lotação foi implantado, provoque a suspensão da liberação do serviço pelo MPE. Se essa atitude egoísta continuar centenas de moradores serão prejudicados, além é claro desses mais de 100 pais de família que perderão suas fontes”, comenta o prefeito Jorjão.
Numa tentativa de acabar de uma vez por todas com as irregularidades no transporte alternativo o prefeito Jorjão anunciou a realização de medidas punitivas aos taxistas que insistirem em desobedecer o acordo. “Para isso nós da Diretoria Geral de Trânsito (Digertran) iremos apurar a veracidade das denúncias que chegarem até nós, identificando o condutor desse veículo e aplicando punições. Num primeiro momento o motorista será apenas advertido do seu erro, caso ele seja novamente flagrado cometendo o ato infracional será aplicada uma multa e posteriormente, se for o caso, ele poderá ter o direito de atuar como lotação cassado”, avisa o diretor Josué Silva.
O vereador Irmão Gibson também participou do evento e reforçou a importância da categoria cumprir o acordo firmado. “Todos eles sabem que pegar passageiros dentro de Aracaju fere o acordo firmado para que os motoristas possam atuar transportando os passageiros de São Cristóvão para a capital, mas eles insistem em pegar esses passageiros do Bairro América ou na Avenida Desembargador Maynard. Insistir nessa prática vai prejudicar a todos e para evitar isso a Prefeitura irá adotar medidas punitivas para educar os infratores, como a aplicação de advertências, multas e em último caso com a revogação da licença para trabalhar no sistema de táxi lotação”, alerta o vereador.
Satisfeito com o resultado da reunião o vice-presidente do Sintax, Gerson Ferreira, elogiou a atitude da gestão municipal em tentar conscietizar os trabalhadores. “O prefeito mostrou sensibilidade e preocupação com o povo de São Cristóvão, porque se essa situação continuar a acontecer o serviço será suspenso e o maior prejudicado será o povo. Por isso parabenizamos a gestão e os bons taxistas, que prestam um serviço tão importante à comunidade. Agora, depois dessa conversa, esperamos que eles honrem o termo de compromisso assinado em audiência pública no MPE para que nenhum profissional seja prejudicado e os passageiros daqui não fiquem abandonados”, declara.
O presidente da Associação de Moradores do Conjunto Luiz Alves 1 e 2, José Crispim Filho, também aprovou a ação da Prefeitura. “As medidas punitivas que o prefeito Jorjão anunciou são acertadas, pois os passageiros de São Cristóvão pertencem ao município, e os de Aracaju tem que ser atendidos pela frota daquela cidade. Se cada um fizer a sua parte todos ganham, mas para que isso aconteça tem que haver fiscalização, pois se isso não for feito todos seremos prejudicados e o povo é que vai ficar sem atendimento na dependência exclusiva do transporte público que é escasso”, afirma.
A próxima reunião com a categoria será realizada hoje,16, às 15h, no salão paroquial da Igreja Nossa Senhora do Loreto com os motoristas dos táxis de bandeira azul. Já na quinta-feira, 17, a reunião será realizada com os motoristas que executam o serviço de táxi bandeira dentro do município.











