Prefeitura de São Cristóvão e motoristas de táxis lotação se reúnem para reorganizar rotinas de trabalho no município

16/09/2015 às
Foto: JR Ramalho

Preocupado com uma possível intervenção do Ministério Público Estadual (MPE) no trabalho executado pelos motoristas de táxi lotação do município de São Cristóvão o prefeito Jorjão convocou toda a categoria para uma sequência de três reuniões pontuais. A primeira delas foi realizada na tarde desta terça-feira, 15, na quadra de esportes de um colégio particular localizado no Conjunto Eduardo Gomes, e reuniu taxistas que fazem o serviço de lotação com os carros de bandeira vermelha, representantes do Sindicato dos Taxistas do Estado de Sergipe (Sintax), da sociedade civil, do legislativo e da administração municipal.

O objetivo dos encontros, que serão realizados até a próxima quinta-feira, 17, será conscientizar os profissionais quanto a impossibilidade de embarcar passageiros dentro do município de Aracaju. “Hoje temos 130 profissionais executando esse serviço em São Cristóvão, o que facilita o transporte da população até a capital e o município. Não podemos deixar que essa desobediência, quanto ao acordo firmado quando o sistema de lotação foi implantado, provoque a suspensão da liberação do serviço pelo MPE. Se essa atitude egoísta continuar centenas de moradores serão prejudicados, além é claro desses mais de 100 pais de família que perderão suas fontes”, comenta o prefeito Jorjão.

Numa tentativa de acabar de uma vez por todas com as irregularidades no transporte alternativo o prefeito Jorjão anunciou a realização de medidas punitivas aos taxistas que insistirem em desobedecer o acordo. “Para isso nós da Diretoria Geral de Trânsito (Digertran) iremos apurar a veracidade das denúncias que chegarem até nós, identificando o condutor desse veículo e aplicando punições. Num primeiro momento o motorista será apenas advertido do seu erro, caso ele seja novamente flagrado cometendo o ato infracional será aplicada uma multa e posteriormente, se for o caso, ele poderá ter o direito de atuar como lotação cassado”, avisa o diretor Josué Silva.

O vereador Irmão Gibson também participou do evento e reforçou a importância da categoria cumprir o acordo firmado. “Todos eles sabem que pegar passageiros dentro de Aracaju fere o acordo firmado para que os motoristas possam atuar transportando os passageiros de São Cristóvão para a capital, mas eles insistem em pegar esses passageiros do Bairro América ou na Avenida Desembargador Maynard. Insistir nessa prática vai prejudicar a todos e para evitar isso a Prefeitura irá adotar medidas punitivas para educar os infratores, como a aplicação de advertências, multas e em último caso com a revogação da licença para trabalhar no sistema de táxi lotação”, alerta o vereador.

Satisfeito com o resultado da reunião o vice-presidente do Sintax, Gerson Ferreira, elogiou a atitude da gestão municipal em tentar conscietizar os trabalhadores. “O prefeito mostrou sensibilidade e preocupação com o povo de São Cristóvão, porque se essa situação continuar a acontecer o serviço será suspenso e o maior prejudicado será o povo. Por isso parabenizamos a gestão e os bons taxistas, que prestam um serviço tão importante à comunidade. Agora, depois dessa conversa, esperamos que eles honrem o termo de compromisso assinado em audiência pública no MPE para que nenhum profissional seja prejudicado e os passageiros daqui não fiquem abandonados”, declara.

O presidente da Associação de Moradores do Conjunto Luiz Alves 1 e 2, José Crispim Filho, também aprovou a ação da Prefeitura. “As medidas punitivas que o prefeito Jorjão anunciou são acertadas, pois os passageiros de São Cristóvão pertencem ao município, e os de Aracaju tem que ser atendidos pela frota daquela cidade. Se cada um fizer a sua parte todos ganham, mas para que isso aconteça tem que haver fiscalização, pois se isso não for feito todos seremos prejudicados e o povo é que vai ficar sem atendimento na dependência exclusiva do transporte público que é escasso”, afirma.

A próxima reunião com a categoria será realizada hoje,16,  às 15h, no salão paroquial da Igreja Nossa Senhora do Loreto com os motoristas dos táxis de bandeira azul. Já na quinta-feira, 17, a reunião será realizada com os motoristas que executam o serviço de táxi bandeira dentro do município.