Professores da Rede Estadual compartilham experiências exitosas em Cabo Verde
Os professores da rede estadual Carlos Alexandre Nascimento, do Centro de Excelência 28 de Janeiro, em Monte Alegre, e João Mendonça, do Colégio Estadual Eduardo Silveira, em Itabaiana, participaram da comitiva sergipana que apresentou trabalhos exitosos em Cabo Verde, África. Na quinta-feira, 11, os professores apresentaram alguns projetos desenvolvidos em suas escolas para estudantes e educadores africanos da Escola Secundária de Chão Bom, em Tarrafal.
O professor João Mendonça apresentou aos alunos do sétimo ano da escola visitada, poemas da escritora sergipana Aglacy Mary junto a graduandos do curso de Letras Português, da Universidade Federal de Sergipe, campus Itabaiana. Para o educador, foi de extrema importância participar das atividades, uma vez que ele apresentou os poemas de forma dinâmica e interativa. "Uma experiência ímpar ministrar aula para um público totalmente diferente em um contexto diferenciado do costumeiro", declarou.
A apresentação de João Mendonça deu-se através de fotopoemas, declamações, desenhos e representações. No fim, foi trabalhada uma pequena atividade com os alunos (escreverem pequenos fotopoemas) e foram ofertados alguns livros de autores sergipanos. O professor faz parte do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID).
Enquanto o professor João interagia com os estudantes, na sala ao lado estava o pesquisador Carlos Alexandre, dialogando com os professores da Escola Secundária de Chão Bom sobre os projetos "A Poesia indo à Escola" e "Jovens Cronistas do Sertão", desenvolvidos no Centro de Excelência 28 de Janeiro. No decorrer da interação, foi lançada a proposta de haver um intercâmbio entre estudantes das duas instituições de ensino, através da produção de textos e a troca de experiências entre os professores das duas instituições por meio de relatos sobre aulas práticas.
"A experiência foi muito significativa para a minha carreira enquanto professor e humano. Fomos acolhidos como irmãos e desse contato novas relações irão surgir. O nosso objetivo é apresentar o Alto Sertão de Sergipe aos estudantes e professores de Chão Bom através de produções textuais", salienta Carlos Alexandre.
Ainda conforme destaca Carlos Alexandre Nascimento, os educadores sergipanos foram recebidos pela equipe gestora, docentes e discentes da escola africana. "A visita foi organizada pela professora Dra. Christina Bielinski Ramalho, do Departamento de Letras - Campus de Itabaiana - e atual coordenadora do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal de Sergipe", disse.
I Seminário de Literatura, Educação e Cultura entre irmãos
Além dessa atividade, os professores participaram do I Seminário de Literatura, Educação e Cultura entre irmãos: Cabo Verde e Brasil, na Universidade de Cabo Verde. Na oportunidade, o professor Carlos Alexandre apresentou o trabalho "O professor de Língua Portuguesa e as imagens de si: uma abordagem discursiva", pesquisa realizada durante o mestrado em Letras na UFS.
A comitiva sergipana foi formada por professores e acadêmicos da UFS, professores da rede estadual e membros da Academia Gloriense de Letras













