Projeto Japaratuba em Rede será apresentado em Simpósio de Gestão Cultural no Peru

30/09/2015 às
Foto: Divulgação

No próximo dia 02 de outubro, o projeto ‘Japaratuba em Rede: Juventude, Cultura e Cadeias Produtivas’ será apresentado pelo coordenador geral do projeto e Diretor de Programas e Projetos do Instituto Banese, Marcelo Rangel, no II Simpósio Universitário Latino Americano de Gestão Cultural, em Lima, no Peru. O trabalho ’Japaratuba em Rede: a experiência de uma metodologia para educação profissional de jovens agentes culturais’, desenvolvido pelo coordenador geral, Marcelo Rangel e pela coordenadora de campo, Bruna Távora, será apresentado na sessão Legislação e Políticas Culturais.

 

O objetivo é apresentar a experiência e levar a metodologia utilizada no projeto para que outras iniciativas possam replicá-la. Dentro da sessão Legislação e Políticas Culturais, serão apresentados mais três trabalhos: ‘Produtor Cultural na Escola’, também do Brasil; ‘Análise dos processos de formação e os métodos de pesquisa dos gestores culturais’, desenvolvido na da Colômbia; e ‘Educação Integral por meio da arte baseada nas competências’, realizado no México.

 

O II Simpósio Universitário Latino Americano de Gestão Cultural, que tem caráter internacional, acontece durante os dias 01 e 02 de outubro com o objetivo de tratar temas relacionados com o papel do gestor cultural e trocar experiências desenvolvidas na perspectiva da cultura para o desenvolvimento mundial, promovendo um diálogo entre gestores culturais e o mundo acadêmico, formado por professores, investigadores e estudantes.

 

O coordenador Marcelo Rangel diz que a apresentação do projeto também é uma oportunidade de divulgar a diversidade cultural do município de Japaratuba. “Essa experiência vai ampliar o alcance não só do trabalho desenvolvido pelo Instituto Banese e pelo Museu da Gente Sergipana, mas também divulgará a diversidade cultural do município de Japaratuba, levando as nossas experiências até um público ampliado”, comentou.  

 

O projeto tem como objetivo contribuir com a educação profissional no campo cultural de jovens de Japaratuba por meio da aprendizagem de conhecimentos técnicos, metodologias participativas e implementação de auto-organização dos grupos ancorados nos princípios do cooperativismo e da gestão cultural sustentável, na perspectiva de que os mesmos possam estruturar uma cadeia produtiva da cultura na região que, a longo prazo, viabilize retorno econômico para os beneficiários e para a comunidade em geral e possibilite a manutenção do patrimônio cultural da cidade.

 

O Japaratuba em Rede é realizado pelo Instituto Banese com patrocínio da Petrobras e com a parceria da Universidade Federal de Sergipe, Sebrae, Senac, Ação Social Professora Elisabete (ASPE), Associação Quilombola do Povoado Patioba, Câmara Municipal de Vereadores e Prefeitura Municipal de Japaratuba.