Projeto Sergipanidades: iniciativa busca divulgar gastronomia local durante o período de isolamento

15/07/2020 às 07:24:32
Queijadinha de São Cristóvão também está entre os inscritos no projeto - Foto: Heitor Xavier

A culinária de Sergipe é uma das mais ricas do Brasil. Os bricelets e queijadas de São Cristóvão, por exemplo, são conhecidos nacionalmente pelos seus sabores e modos de fazer. Com intuito de divulgar os estabelecimentos que trabalham no ramo de alimentos e bebidas que, neste período de isolamento social estão atuando com serviço de delivery, foi criado o Projeto Temporada Gastronômica Sergipanidade: Sabores da Hospitalidade.

A iniciativa faz parte de um projeto de extensão da Universidade Federal de Sergipe (UFS), coordenado pelo Prof. Dr. Denio Santos Azevedo e pelo Sebrae, com parceria da Prefeitura de São Cristóvão, busca apoiar trabalhadores e empreendedores locais, movimentar a economia, e levar os pratos e produtos exclusivos com ingredientes tipicamente sergipanos. “Esse projeto visa dar um impulso a um setor que vem sendo muito prejudicado por conta da pandemia, que é o setor de alimentos e bebidas, principalmente os bares e restaurantes”, explica o professor da UFS.

A cada semana, estabelecimentos de Alimentação e Bebidas (A&B) participantes comercializarão pratos com ingredientes tipicamente sergipanos, divididos em categorias, entre os dias 10 de julho a 09 de agosto. Poderão participar bares, restaurantes, cafeterias, confeitarias, lanchonetes, cervejarias, chefs e todo estabelecimento de A&B que disponha dos serviços de delivery, retirada, drive-thru, em todo o Sergipe. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas clicando aqui.

De acordo com a turismóloga Dayse Lima, que também é uma das idealizadoras, a ideia inicial do projeto surgiu da sua dissertação de mestrado pelo Instituto Federal de Sergipe (IFS). Segundo ela, a crise gerada pela pandemia tem afetado toda uma cadeia econômica, sobretudo o ramo alimentício, por isso, a importância do projeto neste momento.

A proposta, segundo ela, é fazer da gastronomia sergipana um fortalecedor de redes. Para isso, o ‘Temporada’ será realizado de maneira virtual, com a programação de lives e os pratos serão comercializados através de delivery. “Nada mais interessante do que você poder consumir um prato que tenham elementos que remetam a nossa gastronomia, ao mesmo tempo em que você assiste a um show de um artista sergipano”, detalha.

Conforme a turismóloga, os pequenos produtores sergipanos também serão beneficiados, visto que eles poderão comercializar seus produtos (mangaba, coco, laranja, aratu, camarão, dentre outros) para que os bares e restaurantes produzam os pratos que estarão disponíveis semanalmente. “A partir da temática da gastronomia sergipana, queremos mobilizar o produtor local, o dono do bar e do restaurante, e a pessoa que está em casa que poderá consumir tudo isso, aproveitando toda uma parte de entretenimento”, enfatiza.

As apresentações culturais, pratos e outras lives poderão ser verificadas do Instagram @tempsergipanidades. Mais informações podem ser consultadas no www.tempsergipanidades.wixsite.com.

São Cristóvão

Uma das empreendedoras que se inscreveram para participar do projeto foi a Vera Maria Gomes, que produz bricelets em São Cristóvão há quatro anos, junto com seu esposo Manoel Soares dos Santos. Durante a pandemia ela tem enfrentado dificuldades para comercializar e, segundo ela, iniciativas como essas são importantes nesse momento. “Estou vendendo os bricelets somente por encomenda. Acho que o projeto nos ajuda a crescer, ajuda no comércio da cidade também, é algo muito bom”, destaca.

O diretor de promoção turística da Fundação de Cultura e Turismo João Bebe Água (Fundact) da Prefeitura de São Cristovão, Kramer Rodrigues, reforçou a importância do ‘Temporada’ e convidou os estabelecimentos locais a se inscreverem. “Nas próximas duas semanas iremos incluir no projeto o famoso biscoito Bricelets e a Queijadinha, que são patrimônios do município. O projeto chega em um bom momento em parceria com a Prefeitura, onde atuamos com logística de prospectar os bares e restaurantes de São Cristóvão que tenham interesse em participar e divulgar seus estabelecimentos e a comida de acordo com a programação e critérios do projeto”, declara.

Segundo ele, a diretoria está a disposição para esclarecer as dúvidas por e-mail kramer.rodrigues@saocristovao.se.gov.br ou através do 79 9 9807-2538.

Ingredientes participantes

10 a 16 de julho – Aratu, galinha de capoeira, mangaba, coco e bricelets;
17 a 23 de julho – Jabá, carne do sol, laranja, queijo coalho e queijada;
24 a 30 de julho - Camarão, tilápia, caju, castanha de caju e tapioca;
31 de julho a 09 de agosto – Gastronomia sergipana – escolha livre dos ingredientes.

 

Fonte/Autor: Prefeitura de São Cristóvão