Projeto sobre Impacto ao Patrimônio Arqueológico é desenvolvido em São Cristóvão
Como resultado de uma condicionante da licença ambiental para realização de obras de revitalização nas praças da Bandeira e Praça Ernesto Macário, a Prefeitura Municipal através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (Semap) participou na última semana do Projeto de Avaliação de Impacto ao Patrimônio Arqueológico (PAIPA). Na ocasião, as equipes da Semap estiveram acompanhados de arqueólogos, que realizaram busca e análise da presença de vestígios arqueológicos nos dois locais.
O projeto cumpre a Lei 3.924 exigida pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), que constitui a necessidade da realização da Pesquisa Arqueológica antes da reforma dos espaços. “O objetivo é que não tenha impacto ao patrimônio arqueológico que tenha naquele local", afirmou a diretora do Meio Ambiente da Semap, Ana Carla Santos.
Segundo a diretora, após as análises, um relatório está sendo elaborado e será encaminhado ao IPHAN para que posteriormente haja a anuência do órgão, a licença ambiental seja validada e as obras nas praças se iniciem.
Palestra
Na manhã desta quinta-feira (30), foi realizada no Paço Municipal uma palestra sobre a execução do projeto no município. O evento contou com a presença de alunos do Colégio Prado Meireles e de servidores do município, que puderam entender a importância do trabalho de análise prévia dos terrenos nos locais tombados pelo IPHAN, como ocorre em São Cristóvão.
Fonte: Prefeitura Municipal de São Cristóvão











