Santo Amaro: Direitos das Crianças e Adolescentes são debatidos em Conferência

09/06/2015 às
O evento aconteceu no Centro Pastoral do município

Com o tema central “Política e Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes – Fortalecendo os Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente”, foi realizada nesta segunda-feira, 8, a etapa municipal da X Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, organizada pela Prefeitura de Santo Amaro das Brotas, através da Secretaria Municipal de Assistência Social.

 

A conferência teve por objetivo eleger e referendar os delegados que participarão da Conferência Territorial e avaliar e aprovar as propostas elencadas pelos participantes. A etapa municipal foi desenvolvida metodologicamente através de palestras, dinâmicas, oficinas temáticas, painéis, debates e culminou com a eleição dos delegados e realização da plenária final, onde foram apresentadas e validadas as propostas.

 

O prefeito Luis Herman (Chileno) diz que o evento dará um novo rumo à cidade de Santo Amaro. “Acabamos hoje de ver com muita alegria a quantidade de crianças, jovens e adultos que estão aqui acompanhando esse evento, pois é muito difícil hoje se fazer uma conferência pública e ter a participação da sociedade em massa. Estamos tentando ver alguns projetos com as entidades públicas que envolvem os Direitos das Crianças e do Adolescente”, destacou Chileno.

 

Para a secretária de Assistência Social, Regina Teles  Mancilla, o evento acrescentará conhecimentos para a sociedade em si. “As crianças buscam conhecimentos, muitas estão desinformadas sobre os direitos e deveres que elas têm. Além disso, é importante pra que a gente possa desenvolver, enriquecer e buscar benefícios para essas crianças”, disse.

 

A palestrante e membro do Fórum dos Direitos das Crianças e Adolescente, Natália Dalto, parabenizou o prefeito e diz que em poucos municípios o gestor se mostrou preocupado com a causa. “Eu já venho de nove conferências e gostaria de parabenizar o município pela quantidade de crianças e adolescentes aqui presentes. Parabenizo também o prefeito, porque nós andamos por aí e não encontramos prefeito comprometido com a causa da infância. Eu costumo dizer que todos que envolvem a gestão municipal têm que ser amigos da criança e do adolescente e estarem diretamente ligados às questões que envolvem o desenvolvimento na formação deles”, enfatizou Natália.

 

A presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes, Edênia Alcântara, disse que, mesmo com as dificuldades, a secretaria não mediu esforços para que o evento acontecesse. “O município está preocupado com essa política que é o Plano Decenal, uma medida socioeducativa de prevenção das crianças e dos adolescentes que estão se envolvendo nessa nuvem turva que é o delito”, diz.

 

A santo amarense Alana Mangueira é representante das Crianças e Adolescentes do município e participou da 9º Conferência Nacional, em Brasília. Para ela, o Estado não está cumprindo com a prioridade absoluta, que são as crianças. “Esse é um espaço de discussões sobre os nossos direitos enquanto crianças e adolescentes. Eu costumo dizer que se tudo que está no ECA estivesse acontecendo de fato na nossa sociedade, não estaríamos hoje aqui discutindo o Plano Decenal. Espero ter aqui delegados adolescentes que participem da Conferência em Brasília. Em 2012 eu estava onde eles estão e tive a honra, o privilégio e a responsabilidade de sair daqui de Santo Amaro e representar meu Estado em Brasília”, afirmou Alana, orgulhosa.

 

O evento contou com a participação dos secretários de Administração, Michael Sterphaney, de Obras e Serviços Urbanos, Pedro Santos, de Indústria e Comércio, Paulo César, de Comunicação Social, Isolda Teles, de Finanças, Maria La lucha Teles, do procurador Geral do Município, Mário dos Santos, e dos vereadores, Márcia Regina, Gilton Moraes e César do Sapé.