Santo Amaro realiza projeto Educação em Saúde com gestantes

24/07/2015 às
O projeto aconteceu no Posto de Saúde do Sesp, sede da Secretaria

A Prefeitura de Santo Amaro das Brotas, através da Secretaria Municipal de Saúde realizou na última quinta-feira, 23, mais uma edição do projeto Educação em Saúde, desta vez com palestras voltadas para as gestantes do município. Durante o evento foram entregues as novas Cadernetas da Gestante do Ministério da Saúde e um kit para limpeza do coto umbilical do recém nascido.

 

A coordenadora de Atenção Básica, Antonella Varela, diz que a ideia do projeto é que seja realizado, ao menos, uma vez por mês. “O nosso intuito é que todos os meses a gente tenha um dia de Educação em Saúde, para aproximar os usuários à equipe. Cada mês será um tema diferente, que a gente vai planejando e vai realizando de acordo com os principais temas. Nosso planejamento para hoje foi os primeiros sintomas da gestante, como ela pode descobrir, até os primeiros cuidados com o recém nascido”, explica Antonella.

 

Segundo a coordenadora, houve uma evolução do cartão para a caderneta da gestante, desenvolvido pelo Ministério da Saúde. “Existe um cartão da gestante, mas foi evoluído para a caderneta, que contém mais informações sobre a gestação e sobre o bebê, dos dados pessoas até o crescimento e desenvolvimento da criança a partir do pré-natal que a gestante faz. Aqui nós demonstramos como é feita a limpeza do bebê, o primeiro banho, a importância do coto umbilical, e entregamos um kit com o álcool setenta e cotonete, para que elas façam a limpeza durante os dez primeiros dias”, diz.

 

A enfermeira Gleyce Brasileiro foi a responsável pela palestra sobre a gestação, ela diz que esse contato com as gestantes é muito importante.  “O propósito de fazer esse evento foi para esclarecer algumas dúvidas que a gente não consegue passar no consultório, muitas têm vergonha ou às vezes falta de tempo e ajudou a aproximar a gestante para esse tema que elas estão vivendo e para tentar minimizar alguns riscos que podem ser desenvolvidos na gravidez”, conta a enfermeira.

 

Segundo Gleyce, questões de alimentação e exames chamaram mais a atenção das gestantes. “Vi que elas ficaram muito atentas a questão da alimentação, que é algo que causa bastante impacto no desenvolvimento da gestação para prevenir da hipertensão, pré-eclâmpsia e a diabetes, que são problemas que muitas vezes pode causar o óbito da mãe, partos prematuros ou o óbito da criança. A questão de alguns exames que são necessários e elas não sabiam o motivo, acredito que a agora desenvolveram essa consciência”.

 

A dona de casa Janaina Nair dos Santos está grávida do segundo filho e diz que dessa vez percebeu uma maior atenção. “Eu gostei, achei muito interessante, porque quando tive meu primeiro filho não teve nenhuma preparação assim, nenhuma palestra que me ajudasse. Agora to aprendendo coisa que na primeira gestação eu não vi, não sabia, e agora eu vejo uma melhor atenção por parte da secretaria de Saúde. Tirei algumas dúvidas”, destaca a gestante.

 

Jaldson Neves dos Santos foi o único pai presente no evento, ele disse que foi acompanhando a esposa para saber qual a melhor forma de agir no momento do parto. “Foi bom, porque é a nossa primeira gravidez e antes minha esposa não teve uma boa orientação, porque os pais não conseguiam passar pra ela. Eu vim pra saber mais informações, justamente para que eu cuide bem dela. Quando ela for ter bebê eu já não vou ficar nervoso, até porque é a primeira vez que vou ser pai também e sabendo como agir eu não fico e nem deixo ela nervosa”, enfatizou.

 

Já a dona de casa Amanda dos Reis Cardoso, esta grávida pela primeira vez e diz que com o dia de Educação em Saúde conseguiu tirar todas as dúvidas sobre a gestação. “Foi muito importante, porque a gente aprendeu como é tudo direitinho sobre o parto, sobre a alimentação e os riscos. Uma coisa que eu não sabia foi a questão dos exames de Aids e Sífilis, a importância de prevenir, os procedimentos e o que poderia causar. Já estou fazendo todos os procedimentos aqui na Saúde do município e a atenção tem sido excelente”.