São Cristóvão: secretária de Educação avalia participação dos alunos na prova Saeb
Os alunos dos 2°, 5° e 9° anos da rede municipal de ensino participaram na última semana das provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Ao todo foram mais de 800 estudantes da rede avaliados. A prova é utilizada pelo Governo Federal para mensurar a qualidade de ensino das escolas, servindo também como parâmetro para a nota do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).
De acordo com dados da Secretaria Municipal de Educação, a participação dos alunos e das escolas aumentou quando comparado à última avaliação. Neste ano foram 21 escolas do município participando, enquanto no ano de 2017 foram 17 unidades de ensino. A secretária Quitéria de Barros vê como positivo esse crescimento e atribui isso à preparação que toda a rede realizou para que a prova fosse um sucesso.
“São Cristóvão tinha pouca participação na avaliação do Saeb, porque não tínhamos na rede a cultura da participação das escolas. Esse ano foi feito um trabalho de mobilização para que nós pudéssemos cumprir a meta que foi estabelecida pelos municípios, estado e INEP. Coordenados pela equipe pedagógica, nossos diretores fizeram um trabalho muito importante, foram comprados kits para os alunos, e com estratégias de motivação com estudantes. Neste ano, nós asseguramos a avaliação de 100% das nossas escolas que podem ser avaliadas e consideramos que foi um grande êxito do ponto de vista da participação, mobilização e preparação dos alunos para a prova”, apontou.
A secretária explica que a prova é apenas um dos elementos utilizados para a composição da nota do IDEB. Somado a ela, está o censo escolar, que é o resultado do número de alunos aprovados, reprovados e que deixaram as instituições de ensino. O resultado final disto (proficiência + censo) deve ser publicado em junho de 2020. “Nós estamos esperançosos que algumas escolas tenham um desempenho melhor. Adotamos políticas para melhorar a alfabetização e esperamos que isso se traduza em resultados, mas é importante salientar que os avanços na educação são lentos, e o que mais destacamos agora é a participação destes alunos nestas avaliações para diagnosticar, para entendermos onde estamos em relação a qualidade de ensino”, enfatizou.
ANA
As Provas Saeb são compostas por avaliações como a Prova Brasil e Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA). Para este ano, todas as escolas do município que se encaixavam nos parâmetros necessários foram avaliadas na Prova Brasil, já em relação a ANA, duas escolas realizaram a prova amostral, sendo elas: Escola Antônio Carlos Franco, no Cardoso, e na escola João Francisco de Andrade, no Loteamento Lauro Rocha. “Essas duas escolas fizeram parte da amostra da prova da ANA. Diferente da Prova Brasil, que é aplicada de forma censitária, a ANA é feita de forma amostral, e essas duas escolas que participaram da prova darão o indicador de como estão os nossos alunos no bloco de alfabetização e letramento, que considera os alunos até o 2° ano do ensino fundamental”, explicou a secretária.
Meta
Segundo a diretora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Deise Barroso, o município possui uma média de 3,8 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). A meta estipulada para este ano é de 4,6. De acordo com Deise, o município passou por uma grande preparação para a realização da avaliação. “Nós compramos um material do Aprova Brasil, que é voltado para este momento e é composto por simulados. Em meio a esse processo nós fazíamos intervenções com os alunos, verificando as dificuldades deles e intensificando o ensino nesta questão. Fizemos várias formações com professores dos anos iniciais dos anos finais, e a própria secretaria estruturou um simulado para entender como o aluno estava se desenvolvendo”, declarou.
Prefeitura de São Cristóvão
Foto: Dani Santos











