Seidh inicia entrega de Carteiras do Artesão nos municípios sergipanos
A gerência geral de atividades de Artesanato da Secretaria de Estado da Inclusão Social (Seidh) realizou a entrega de 35 carteiras do artesão em Itaporanga d’Ajuda na última semana, em parceria com a prefeitura municipal. De acordo com Lena Cavalcante, técnica do programa Artesanato de Sergipe, o município foi o primeiro a receber a nova leva do documento e as entregas continuarão acontecendo em todas as regiões do estado, obedecendo a um cronograma.
“Viemos até o município de Itaporanga para formalizar os artesãos da localidade com a entrega da Carteira Nacional do Artesão. As carteiras serão distribuídas todas as terças, quartas e quintas, quando viajaremos para os diversos municípios a fim de realizar o cadastro de artesãos, avaliando sua habilidade, e se a matéria-prima e a técnica utilizada estão dentro dos conceitos do artesanato brasileiro. Caso haja a aprovação, realizaremos o cadastro e, posteriormente, entregamos a carteira”, pontuou.
Presente no ato de entrega, o prefeito Otavio Sobral falou sobre a importância das carteirinhas de artesão para o povo Itaporanguense. “Estamos realizando entrega das carteiras de artesão, em parceria com a Seidh, possibilitando a toda classe artesã a chance de participar de feiras de exposições e, assim, comercializar seus produtos dentro e fora do estado. Realizamos, em fevereiro, a primeira feira de artesão aqui no município e agora estamos ajustando para promover a exposição dos produtos artesanais quinzenalmente”, ressaltou.
Artesã itaporanguense, Consolação Cunha é especializada em patchwork, costura criativa e crochê. Ela conta que a carteirinha sempre foi um desejo e representa uma grande conquista para toda a classe. “A carteirinha é uma identificação muito importante, nos possibilita a inserção no mercado de trabalho e torna mais fácil a participação nas feiras ativamente. Com ela, sairemos do anonimato. Então, o dia está sendo muito feliz, porque é a realização de um sonho”, disse ela. Já a agente de saúde Míriam Imperatriz tem no crochê e no bordado suas grandes paixões. “Faço do artesanato uma renda extra e carteira de artesão é um grande benefício, porque possibilitará expor meu trabalho dentro e fora do estado”, finalizou.
Carteira Nacional do Artesão
A Carteira Nacional do Artesão é emitida através do Programa do Artesanato Brasileiro - PAB Sergipe da Seidh. Com validade de 04 anos em todo o território nacional, o documento garante direitos ao artesão, cuja profissão é, hoje, devidamente regulamentada. Às segundas-feiras, de 08h às 12h, acontecem as avaliações técnicas na sede da Seidh [Rua Santa Luzia, nº 680, bairro São José]. Basta que o artesão compareça munido de RG, CPF, comprovante de residência e foto 3x4 atual e colorida. O artesão pode cadastrar até três técnicas e, para cada uma, levar um material pronto para avaliação. Se estiver dentro dos conceitos do artesanato brasileiro, ele faz a prova de habilidades; se não estiver, ele recebe orientações para adequação e posterior emissão da carteira. Para saber mais informações, basta ligar para (79) 3222-5942.













