Socorro realiza atividades no Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais

28/07/2015 às
Ações envolvem realização do teste rápido para a detecção da doença

Para reforçar as atividades que são realizadas ao longo do ano, a Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, realizou nesta terça-feira, 28, ações alusivas ao Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais, no Centro de Especialidades Médicas do Conjunto João Alves Filho, com palestra e testes rápidos para detecção das doenças.

 

Durante a palestra, a enfermeira Mariselma Teixeira, do Centro de Testagem e Aconselhamento(CTA), da Secretaria Municipal da Saúde(SMS), explicou aos usuários que as hepatites são doenças graves que atacam ao fígado, um dos órgãos mais importantes do corpo humano e que, nem sempre, apresentam sintomas.

 

Quanto às formas de prevenção, a enfermeira disse que existem muitas formas de evitar as hepatites virais, entre elas “lavar bem as mãos com água e sabão líquido, não compartilhar agulhas, seringas, escovas de dente, lâminas de barbear e exigir material esterilizado ou descartável em estúdios e salão de beleza”, citou Mariselma.

 

Após a palestra foram realizados com os usuários do Centro de Especialidades, testes para a detecção das Hepatites B e C. De acordo com a gerente do Programa Municipal de DST/Aids e Hepatites Virais da SMS, Elisângela Andrade, as ações preventivas terão prosseguimento. “Iremos realizar palestras nas escolas, principalmente para os adolescentes. Também vamos promover com os profissionais da Saúde uma atualização do protocolo para o tratamento clínico das hepatites virais”, informou.

 

Genivaldo Messias dos Santos, 37, estava entre os que assistiram à palestra e realizaram o teste rápido. Ele apoia a promoção de palestras nas escolas e justificou. “Os jovens hoje em dia estão iniciando a vida sexual precocemente e sem nenhuma orientação. Eles não estão preocupados se vão contrair Aids, hepatite ou outras doenças sexualmente transmissíveis”.

 

A dona de casa, Margarida Bastos Silva, também aprovou as atividades do Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais. “Achei muito interessante e importante. As pessoas devem assistir às palestras e ler os panfletos educativos que são distribuídos nas unidades de saúde”.